Eleições OE: No Caminho de uma Nova Ordem (Lista A)

Por a 7 de Fevereiro de 2019


Carlos Mineiro Aires
Candidato a Bastonário da Ordem dos Engenheiros (Lista Nacional A)

Mais importante que o Programa eleitoral da candidatura a Bastonário é saber quem é que as engenheiras e os engenheiros pretendem ver à frente da Ordem dos Engenheiros (OE) até 2022, ou seja, em quem se reveem como garante de um desempenho atento, estável, confiável, credível, competente e interveniente, que assegure a defesa da imagem e da missão da sua Ordem.

Por isso, e porque temos provas dadas e coerência na atuação, permito-me recomendar a leitura do nosso exaustivo Programa Eleitoral (*), sem o detalhar aqui, pois conforme consta do Programa vencedor que apresentei às anteriores eleições, agora revisitado e ajustado, o mesmo não poderia esgotar-se num só mandato.
O empenhamento, a visibilidade, o conhecimento, a postura institucional, o respeito ético e deontológico, a constante proximidade e a forma transparente e visível como tenho assegurado esta missão constituem, por si só, “uma reflexão sobre os desafios que terá o próximo Bastonário”.
Sempre estive ciente desses desafios e tenho a perfeita e exata noção da imprescindibilidade dos engenheiros e da sua importância para a economia nacional.

Conscientemente, do nosso Programa nunca constaram chavões e promessas irrealizáveis que só demonstram desconhecimento da realidade associativa e das dificuldades na resolução dos atentados legislativos e dos problemas da nossa profissão.

Apenas a promessa de um mesmo caminho coerente, tranquilo e respeitador, para que sejamos respeitados, mas insistente e sempre apontado à defesa dos direitos, mas também aos deveres, dos nossos membros.
Procuramos resposta e soluções para problemas novos e para antigos, onde já registámos reconquistas.
Uma OE moderna, preocupada com os problemas profissionais e com a empregabilidade, mas também com as alterações climáticas, com a economia circular e com a eficiência material, hídrica e energética, com a transformação digital e com os desafios que se colocarão com a mudança de paradigmas no ensino e no exercício da profissão.
Assim, a decisão de me recandidatar a Bastonário (de todas as Especialidades) decorre da necessidade de concluir o programa e da vontade para prosseguir a mudança, mas sobretudo da obrigação cívica de manter a estabilidade, defender a imagem e garantir uma transição tranquila que acautele o caminho para o mesmo prestígio e confiança pública.

Depois de ter sido Presidente da Região Sul, foi como Bastonário que adquiri uma nova compreensão da dimensão dos desígnios da nossa Ordem, que não se esgotam na regulação da profissão, por serem muito mais abrangentes e diversificados e obrigarem a uma contínua intervenção pública.

Apostámos numa lista renovada e comprometida com a qualidade do ensino superior, com os jovens estudantes e profissionais, onde foi garantida a representatividade das mulheres engenheiras.
A Lista A, que me honro de encabeçar, é uma candidatura em bloco, a única que concorre a todos os Órgãos Nacionais e às Comissões de Especialização e que tem o apoio solidário das candidaturas RA aos Órgãos das Regiões Norte, Centro, Sul, dos Açores e da Madeira, integrando mais de 540 candidatos.
Temos o generoso apoio do prestígio das Mandatárias e das quase 90 personalidades de excelência que integram a nossa Comissão de Honra, porque esta candidatura merece confiança.

Estamos focados na excelência da engenharia, na renovação da OE e na preservação da sua imagem pública, regulando uma profissão ímpar, geradora de riqueza e guardiã da segurança e bem-estar dos cidadãos.
Os resultados alcançados são sempre somatórios dos esforços individuais, mas a motivação e a liderança são cruciais para o sucesso de qualquer projeto.
Com esta equipa, é apenas isso que me compete assegurar.

(*) versão completa em http://www.oeeleicoes2019listaa.pt

NOTA: O CONSTRUIR manteve a grafia original do artigo

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *