Produção eólica em Portugal volta a atingir recordes

Por a 7 de Fevereiro de 2019

O sistema eléctrico nacional registou um novo record de produção eólica diária. De acordo com informação divulgada pela REN, a 1 de Fevereiro foram produzidos 102,8 GWh, que ultrapassam o anterior valor máximo de 101,9 GWh, registado apenas nove dias antes. Destaque ainda para a potência máxima de 4.594 MW, que representa também um valor histórico.

Na data referida, 63% da electricidade em Portugal foi produzida a partir de fontes eólicas, e “à hora de ponta eólica”, a produção eólica correspondeu a 90% do consumo nacional. Do total da produção de 180 gigawatts hora (GWh), foi exportada cerca de 3,7% (6,7 MWh).

Estes valores foram destacados pela associação internacional WindEurope, que no seu website referiu Portugal como o país europeu com maior incorporação de eólica na produção no dia 1 de Fevereiro.

A APREN congratula-se com este feito, na medida em que demonstra a capacidade dos nossos recursos endógenos e técnicos para uma produção de energia mais sustentável, enquadrada nos objectivos recentemente divulgados no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *