Concreta 2019 assenta na “criatividade, inovação e arte”

Por a 11 de Março de 2019


“Uma nova experiência de visita, alicerçada na criatividade, inovação e arte”. Os responsáveis da Concreta antecipam já o que poderá ser a edição deste ano da Feira de Construção, Reabilitação, Arquitectura e Design, que se realiza entre 21 e 24 de Novembro, na Exponor.
Segundo a organização, a nova configuração conduz os visitantes por um percurso pelas principais áreas de exposição do evento, onde se interceptam as chamadas “Praças Concreta”, espaços de criação e inovação, que dão palco a disciplinas periféricas, mas que cada vez mais interagem no processo de construção, como o design, a ilustração, a fotografia e o vídeo. Estes espaços são eles próprios uma expressão artística assinada pelos autores convidados.
Diogo Aguiar é, desde a edição anterior em 2017, comissário do evento e responsável pela evolução do conceito. “A Concreta é muito mais do que uma feira onde se apresentam novidades. É um espaço de partilha e de interacção, que reúne os dois lados – o da indústria e o dos profissionais para pensar, inspirar e instigar a arquitectura e construção em Portugal. No fundo, queremos reflectir as novas dinâmicas e linguagens do processo de construção, cada vez mais abrangente e complexo”.
A organização aposta num dinâmico programa de actividades, entre palestras com grandes nomes da arquitectura e do design, eventos de networking e prémios, com destaque para o “Arquétipo”, que cria parcerias de negócio entre ateliers de arquitectura e marcas de materiais de construção e o “Concreta Under 40 by CIN”, que distingue um jovem talento promissor até aos 40 anos de idade, com a atribuição de um prémio monetário no valor de 2.000 euros.
A Concreta é organizada em parceria com a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte e Ordem dos Engenheiros – Região Norte, que dão a oportunidade aos seus associados de se apresentarem em nome próprio no evento, num total de cerca de 50 ateliers e empresas. O evento divide-se em dez grandes áreas: Do Nada, espaço dedicado à construção; Sangue novo, área exclusiva a jovens arquitectos e designers; Estala o verniz, espaço dedicado às soluções de revestimento e acabamento; Pecado da Gula, área dedicada às várias opções de cozinhas e Em Banho Maria, espaço com várias soluções de banho; À sombra da bananeira, área dedicada ao jardim e exteriores; Faz-se luz, espaço com várias soluções de iluminação; Caixa de ferramentas, área com várias opções de ferramentas e Hot and Cold, com soluções de climatização. A Concreta terá ainda o Laboratório de Sonhos, um espaço dedicado em exclusivo às startups do sector.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *