APA organiza 18º curso de Exploração e Segurança de Barragens

Por a 14 de Março de 2019

A segurança de barragens constitui um motivo de preocupação para a sociedade, devido aos riscos potenciais para as pessoas e bens localizados nos vales a jusante, face à possibilidade, embora remota, de ocorrência de roturas daquelas obras.

Com a recente legislação publicada – DL nº 21/2018 -, procedeu-se a importantes alterações aos regulamentos de segurança em vigor em Portugal, tendo sido revisto e republicado o Regulamento de Segurança de Barragens (RSB) e publicado o novo Regulamento de Pequenas Barragens (RPB).

Neste sentido, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai organizar, de 20 a 30 de Maio, a 18ª edição do Curso de Exploração e Segurança de Barragens., que irá decorrer nas instalações da Direcção Geral do Território e  do LNEC.

“O estabelecimento e cumprimento escrupuloso de regras de exploração e de programas de inspecção, observação e manutenção, bem como a definição de planos de actuação em casos de emergência, tornam-se fundamentais. Aos donos de obra e aos seus responsáveis técnicos cabe um papel central no cumprimento dos normativos de segurança de barragens em vigor”, refere a APA.

Em Março de 2018 foi publicado o DL nº 21/2018 que procede a importantes alterações aos regulamentos de segurança em vigor em Portugal, tendo sido revisto e republicado o Regulamento de Segurança de Barragens (RSB) e publicado o novo Regulamento de Pequenas Barragens (RPB). Ficou ainda estabelecido um sistema de Classificação de Barragens comum.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *