Prémio “BERD-FEUP WIBE 2019” entregue a 26 de Março

Por a 19 de Março de 2019

DR

A cerimónia de entrega do Primeiro Prémio de Inovação Mundial em Engenharia de Pontes, lançado pela BERD e FEUP, vai ter lugar no próximo dia 26 de Março. A iniciativa. que terá lugar no Paço dos Duques, em Guimarães, no âmbito do 41º Simpósio da IABSE – International Association for Bridge and Structural Engineering, conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na edição de 2019, o Wibe Prize destacou para primeiro lugar o projecto australiano “Novel bridge system for durable, low-cost and rapid construction”, desenvolvido pela faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Queensland, na Austrália.

O júri atribuiu, ainda, dois Prémios de Mérito, que corresponderam ao 2º e 3º lugar, respectivamente: o projecto desenvolvido pelo Departamento de Energia, Sistemas, Território e Engenharia Construtiva da Universidade de Pisa, em Itália, “The TVT & Rainbow bridge: a new technique for long-spanned highly transparent footbridges” e o projecto português, desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico, em conjunto com a Universidade do Minho e a empresa Alto Perfis, “São Silvestre footbridge: an innovative GFRP-SFRSCC hybrid structural system”.

No site do Prémio participaram mais de 20 mil utilizadores de 146 nacionalidades, tendo sido avaliadas candidaturas que envolveram mais de 200 autores de cerca de 50 países.

Lançado em 2015, o Prémio de Inovação Mundial em Engenharia de Pontes conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e visa partilhar o sucesso do modelo de investigação e desenvolvimento que a BERD e a FEUP têm vindo a aplicar. Nos últimos anos, ambas as instituições mantêm um estreito contacto com a vanguarda da engenharia internacional de pontes, ao mesmo tempo que contribuem para a sua evolução.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *