Fundo Sete Colinas avança com primeiro projecto de reabilitação

Por a 22 de Março de 2019


O Fundo Sete Colinas vai avançar para o seu primeiro projecto de reabilitação. O Ribeira Garden  nascerá, precisamente, na confluência da Praça D. Luís I com a Rua D. Luís I, contemplando entradas independentes para cada uma destas artérias e recuperando a fachada clássica característica de um edifício histórico oitocentista. A estrutura interior, totalmente nova, aporta um estilo simultaneamente contemporâneo ao empreendimento, que contempla 37 apartamentos com áreas entre os 62 e os 226 m2. As unidades distribuem-se por cinco pisos.

O piso 0 é ocupado pelas entradas do edifício, bem como por um grande espaço comercial, com acesso pela Praça D. Luis I. Os restantes quatro pisos são dedicados, exclusivamente, a habitações com tipologias entre T1 e T4. O projecto também propõe um estacionamento subterrâneo, com acesso pela Praça, que ocupará parcialmente o bloco, garantindo a menor escavação possível.

Promovido pelo Fundo Sete Colinas, o projecto de arquitectura é do gabinete de Samuel Torres de Carvalho, que desenvolveu o conceito em conjunto com o arquitecto Nuno Montenegro.

Trata-se de um edifício singular quanto à sua localização. Se por um lado apresenta amplas vistas sobre o jardim da Praça D. Luís I, as colinas de Lisboa e o rio Tejo, contém, também, um conjunto de características que lhe permitem constituir uma espécie de regularizador urbano às quais o projecto pretende ressaltar, lê-se na memória descritiva do Ribeira Garden.

Tanto no seu exterior como no seu interior, contém um conjunto de notas consideradas estruturantes como, as fachadas, o núcleo da escada do número 17 da Praça D. Luís I, bem como diversos painéis de azulejos, registo de pinturas, carpintaria. e gesso decorativo, entre outros, que serão preservados.

Quanto à organização das suas tipologias, o gabinete de STC teve em conta “o respeito pela tradição e simbolismo da arquitectura e ambientes pré-existentes” e, por outro lado, a “um estilo de vida contemporâneo e utilitário”.

“No seu interior, foi proposta uma organização espacial, baseada numa estrutura clássica muito clara, no sentido de libertar toda a periferia próxima às fachadas, justamente para atender aos grandes espaços de descanso e lazer que exigem mais luz e refinamento, como os quartos, cozinhas, e também as principais suítes”.

O piso 0 é ocupado pelas entradas do edifício, bem como por um grande espaço comercial, com acesso pela Praça D. Luis I. Os restantes quatro pisos são dedicados, exclusivamente, a habitações com tipologias entre T1 e T4. O projecto também propõe um estacionamento subterrâneo, com acesso pela Praça, que ocupará parcialmente o bloco, garantindo a menor escavação possível.

Comercialização dá os primeiros passos

A JLL e a Porta da Frente Christie’s foram as consultoras escolhidas para assessorar a comercialização do Ribeira Garden, em regime de co-exclusividade.

A localização do empreendimento é para Patrícia Barão, head of Residential da JLL um elemento determinante. Não só porque contribui a reabilitação de um espaço devoluto inserido numa zona em grande expansão e com muito revitalização, mas porque é também uma oportunidade para investimento.

“O Ribeira Garden é o edifício ideal para viver e desfrutar de uma das mais bonitas cidades do mundo, numa zona onde se pode usufruir do Tejo, da luz de Lisboa e das suas praças e jardins, ao mesmo tempo que se tem acesso a uma vasta e diversificada oferta cultural e de lazer. Apresentamos aqui apartamentos elegantes, luminosos e confortáveis, com excelentes acabamentos. Todos estes argumentos, aliados à localização numa zona revitalizada, tornam este projecto numa excelente oportunidade para quem quer viver ou investir.”, comentou Patrícia Barão.

Também Rafael Ascenso, director geral da Porta da Frente Christie’s, considerou que o Ribeira Garden tem todos os atributos para ser “um produto de sucesso”.

“A proximidade a espaços verdes e à zona ribeirinha convida a agradáveis momentos em família, permitindo desfrutar de toda a tranquilidade e segurança. Temos a certeza que será um produto de sucesso”, afirmou.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *