Setúbal recebe workshop no âmbito do Smart Cities Tour 2019

Por a 22 de Março de 2019

Os desafios e as oportunidades para a construção de uma cidade inclusiva estão em reflexão em Setúbal num workshop dinamizado no âmbito do projecto nacional Smart Cities Tour 2019, a realizar no dia 28 de Março, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

A iniciativa, organizada pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) em parceria com a NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA Information School, é composta por workshops temáticos realizados em sete cidades portuguesas, para promover a partilha de boas práticas e a apresentação de soluções inovadoras para a criação de cidades inteligentes.

O workshop “Cidade Inclusiva” conta com a presença de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que irá abrir a sessão. Os presidentes do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, e da ANMP, António Almeida Henriques, e o subdiretor da NOVA Information School, Miguel de Castro Neto, também irão marcar presença.

O evento prossegue com alocuções de João Sousa, da Altice, António Leal Sanches, da EDP Distribuição, e Pedro Braga, da Fundação AIP, no painel “Smart Portugal Pitch”. No painel “Cidade Inclusiva: Visões do Território”, Pedro Grilo, da Câmara Municipal de Lisboa, aborda o tema “Das visões às concretizações: Financiamento Europeu 2021-2027”, e Maria Luísa Oliveira, da CIM Médio Tejo, aborda a “Literacia Digital para o Desenvolvimento”.

Este painel conta, igualmente, com intervenções de Inês Bettencourt e Maria Marecos Duarte, da Junta de Freguesia da Estrela, Lisboa, sobre o tema “Mães da Estrela”, e de Francisco Jorge, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que aborda a “Parceria territorial: um novo modelo de governança”.

Seguem-se as apresentações dinamizadas por Artur Silva, da Libertrium, sobre o “Orçamento Participativo de Viseu”, Rui Coimbras, da IBM, sobre “Voto Inclusivo”, e Jorge Valdiviesso, da EDP Distribuição, sobre “Energia Inclusiva”.

Em paralelo, decorre uma feira tecnológica com demonstrações de soluções inovadoras relacionadas com o tema do encontro.

O Smart Cities Tour 2019 já passou por Faro, onde foi debatido o tema “Economia e Inovação tecnológica”, Aveiro, que reflectiu sobre a “Mobilidade Suave”, Lisboa, onde foi analisado o tema “Cidade como Plataforma”, e Vila Real, que abordou “Cidade Circular”.

O ciclo de workshops “Smart Cities Tour 2019” prossegue a 5 de Abril, em Ponta Delgada, com o tema “Alterações Climáticas”, e a 13 de Maio, no Funchal, com “Happy City”. A iniciativa culmina com a Cimeira dos Autarcas, a realizar no Portugal Smart Cities Summit, nos dias 21, 22 e 23 de maio, na FIL, em Lisboa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *