Assimagra exibe pedra natural portuguesa em feiras internacionais

Por a 8 de Abril de 2019

Stand da Assimagra na Xiamen Stone Fair 2018

Assumindo o papel de entidade que reforça as capacidades competitivas e de internacionalização das empresas portuguesas, a Assimagra – Recursos Minerais de Portugal iniciou a sua época anual de participações conjuntas levando 16 empresas à China, para participar na Xiamen Stone Fair e 19 empresas à feira Coverings, que se realizará entre os dias 9 e 12 de Abril, em Orlando, Florida, nos Estados Unidos da América.

O mercado dos Estados Unidos da América tem vindo a acentuar a sua relevância para as empresas portuguesas apresentando taxas de crescimento significativas, sendo que actualmente ocupa o 4º lugar como destino das exportações de Pedra Natural Portuguesa, com um volume de negócio de cerca de 22 milhões de euros (dados de 2018 do INE), o que representa um crescimento de quase 9% em relação aos valores homólogos de 2017. Nesse sentido, a Coverings é uma das três principais feiras mundiais para o sector da Pedra Natural, paralelamente à já realizada este ano, Xiamen Stone Fair e também à MARMOMAC, que se realizará em Setembro.

Portugal tem sido assíduo na participação na Xiamen Stone Fair, pois tem possibilitado as PME’s portuguesas beneficiarem do acesso ao mercado asiático e aos visitantes/empresários contacto com soluções para projectos e necessidades específicas.

O mercado oriental tem tido grande impacto no panorama internacional e no sector da Pedra Natural Portuguesa, devido à forte influência no volume de exportação do sector (sendo um dos principais importadores de rochas ornamentais), apresentando um crescimento acima dos 42% em volume de negócio.

O projecto conjunto de internacionalização da Assimagra, INTERSTONE, Co-Financiado pelo COMPETE 2020 – PO Competitividade e Internacionalização, tem vindo a materializar o seu objectivo em criar iniciativas/acções orientadas para o aumento da competitividade das empresas. O sucesso desta iniciativa reflecte-se na liderança dos resultados demonstrados, continuando a mobilizar dezenas de empresas e agentes do sector para este esforço continuo da competitividade externa.

A ASSIMAGRA, que conta actualmente com cerca de 250 associados, na maioria PME’s promove, defende e divulga a Pedra e a Indústria Portuguesa, cujo volume de exportação (rocha ornamental) anda na ordem dos 375 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *