Bosch testa baterias de alto rendimento na Via-férrea do Porto de Hamburgo

Por a 12 de Abril de 2019
A Bosch Ferramentas Eléctricas Profissionais colocou em teste as suas mais recentes baterias de alto rendimento ProCORE18V no terceiro maior porto marítimo da Europa – Porto de Hamburgo. Este é um local de superlativos: um terminal de contentores que está entre os mais modernos do mundo, com mais de 9.000 navios de mar que atracam todos os anos e transportam/transbordam até 138 milhões toneladas de carga. Como plataforma para 180 países em todo o mundo, cobre mais de 7.000 hectares e exibe gruas e contentores até onde a vista alcança. Gerido pela autoridade do Porto de Hamburgo “Hamburg Port Authority” (HPA), conta com 300 quilómetros de vias férreas, sendo o maior porto ferroviário da Europa. 135 empresas ferroviárias deslocam-se pela sua rede ferroviária.
previous arrow
next arrow
Slider
Para o transporte de mercadorias a granel, tudo circula pela via-férrea a intervalos de minutos. Para garantir que nenhum dos 200 comboios de mercadorias que circulam diariamente nos carris se avarie, a “Hamburg Port Authority” tem uma oficina. Segundo Sebastian Weiß, director adjunto da oficina, “realizamos trabalhos de revisão e manutenção, bem como reparações a pedido. A troca de rodas em vagões de mercadorias e vagões de contentores é uma das nossas principais encomendas. E trabalhamos tanto na oficina como na via-férrea, e na maioria das vezes tem de ser rápido. A via-férrea do porto funciona como um relógio”, sublinha. Para assegurar flexibilidade e mobilidade na oficina e na via-férrea, as ferramentas profissionais sem fio são particularmente importantes.
No armazém de ferramentas, o colaborador Danila Marginean escolheu a aparafusadora de impacto sem fio GDX 18V-200 C Professional, a rebarbadora sem fio GWS 18V-10 SC Professional e a lanterna sem fio GLI 18V-2200 C Professional, que ilumina locais de difícil acesso com 2 200 lúmenes. Também a selecção da bateria adequada é clara para este profissional. “Para nós, a bateria deve ser leve e prática para que possamos trabalhar confortavelmente mesmo em posições difíceis. Ao mesmo tempo, deve ter uma duração longa para aplicações de desempenho intensivo, como operações de corte ou rectificação mais longas”, explica o mecânico industrial enquanto pega numa bateria ProCORE18V da Bosch. “Além disso, é importante que a bateria se adapte a cada uma das nossas ferramentas para que não tenha de andar por aí a procurar baterias”, acrescenta, explicando o “Flexible Power System” da Bosch: que garante a compatibilidade com todas as ferramentas eléctricas e carregadores novos e existentes numa mesma classe voltagem.
Uma vez que Danila Marginean tem de trabalhar sobretudo em locais de difícil acesso com a aparafusadora de impacto sem fio GDX 18V-2000 C Professional, neste dia de trabalho em questão utilizou a bateria de alto rendimento “Compact” ProCORE18V 4.0 Ah. Graças aos novos elementos com uma maior capacidade, a bateria tem uma construção de camada única, o que a torna muito mais pequena e leve do que a bateria normal de duas camadas com 4,0 Ah, mas oferece a mesma potência. O seu director, Sebastian Weiß, acrescentou uma outra vantagem: “a capacidade da bateria é muito importante para nós, para reduzir o peso. Temos de lavar menos baterias connosco quando efectuamos reparações no local”. Para aplicações mais exigentes e um tempo de funcionamento particularmente longo, o director da oficina confia na bateria “Performance” ProCORE18V 8.0 Ah.
Já Danila Marginean fez rápidos progressos na revisão dos vagões de mercadorias: preparou os cordões de solda com a GWS 18V-10 SC Professional da Bosch para serem renovados e apertou os parafusos da protecção de elevação em todos os conjuntos de rodas. A bateria e a ferramenta convenceram-no: “A GDX 18V-200 C Professional é compacta e, com 200 Nm, tem a potência certa, mesmo para os parafusos e porcas grandes”. Também Sebastian Weiß está satisfeito, pois é possível rolar novamente pelos carris: “com esta ferramenta estamos bem equipados para um futuro móvel”. Agora é hora de desligar e observar os navios ao fim do dia – há sempre alguma coisa a acontecer no porto de Hamburgo.
Em Portugal, a Bosch Ferramentas Eléctricas Profissionais tem disponível a gama de baterias ProCORE18V de elevado rendimento para profissionais, as mais compactas do mercado, com 4,0 e 8,0 Ah.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *