LIDEL apresenta “Gestão e Fiscalização de Empreitadas”

Por a 18 de Abril de 2019


A editora LIDEL apresenta o livro Gestão e Fiscalização de Empreitadas da autoria de Jacinto Navas Martín, com mais de 40 anos de experiência profissional na fiscalização e gestão de projectos no sector da construção civil, e José Domingos Velez, director regional adjunto da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo.

Em períodos de contracção, a gestão e fiscalização de empreitadas detém uma expressão residual no contexto da construção civil. No entanto, esta actividade está sujeita a uma evolução cíclica e, neste momento, vivemos um período de expansão, em que existe uma necessidade de reagir e adaptar os meios e metodologias de intervenção. Assim, determinamos que a natureza desta actividade é de extrema importância, especialmente quando pensamos na obrigatória internacionalização do mercado da construção civil, que compele ao cumprimento das normas estabelecidas pela Federación Internacional de Ingenieros Consultores.

Em concordância com a legislação em vigor, o novo livro da LIDEL aborda os processos essenciais a percorrer na concretização e fiscalização de empreitadas. Tendo por base os objectivos fundamentais a atingir – custo, prazo e qualidade – e os princípios básicos de execução – organizar, planear, coordenar, controlar -, este manual constitui também um instrumento de aplicação na resolução de conflitos no sector.

O livro inclui quatro capítulos fundamentais baseados nas seguintes temáticas:  Princípios e Organização (Princípios Básicos e Enquadramento Organizacional); Preparação da Obra (Contratação, Verificação e Análise de Projecto); Intervenção Básica na Obra (Gestão da Produção, Gestão Administrativa, Controlo de Quantidades e Custos, Análise de Reclamações, entre outros) e  Intervenção Complementar na Obra (Gestão da Qualidade, Gestão da Segurança, Gestão Ambiental).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *