Arquitecta Fernanda Marques desenha primeiro Roca Gallery no Brasil

Por a 7 de Maio de 2019


O sétimo espaço Roca Gallery, desenvolvido pela marca internacional Roca, vai surgir em São Paulo, no Brasil. O projecto é da autoria da arquitecta brasileira Fernanda Marques e transpõe para aquele espaço a “transparência, a fluidez e a preocupação com o ambiente”.

O estilo de Fernanda Marques sobressai pela elegância dos seus projectos e pela sua abordagem clean e contemporânea, sempre atenta às novas tendências no mundo da arte internacional e design. O projecto do Roca São Paulo Gallery tem como uma das suas inspirações a natureza exuberante presente no edifício, sendo esta um importante pilar para criar uma atmosfera de bem-estar e de conexão. A combinação de elementos vegetais com madeira e vidro define o projecto.

Desta forma, a natureza é o foco do espaço, um edifício com uma fachada em vidro, com um design gráfico inspirado na Mata Atlântica, que possui uma cascata no seu interior, utilizando na sua construção materiais sustentáveis como madeira de reflorestamento.

Localizado na Avenida Brasil, em São Paulo, uma das mais emblemáticas da cidade, este edifício multifacetado será composto por três blocos interdependentes e interconectados. Fernanda Marques explica que a sua “intenção foi a de criar algo que está 100% ligado ao compromisso da marca Roca com a excelência e as melhores práticas na arquitectura moderna e design. Tentei desenvolver um projecto leal ao ADN da marca, sem deixar para trás as características da arquitectura brasileira tradicional, como a transparência, a fluidez e a preocupação com o ambiente.”

“Cada Gallery tem a sua personalidade”

O conceito de Roca Gallery tem como principal objectivo manter um diálogo constante com a sociedade como um todo e, especialmente, com os profissionais com quem a Roca partilha a curiosidade e interesse acerca da evolução do sector. Desenhado por aclamados profissionais internacionais dos sectores da arquitectura e design, cada Gallery tem a sua personalidade, adaptada à realidade de cada país e às necessidades dos mercados locais, mantendo sempre a essência comum. Esta filosofia também é aplicada à plataforma online rocagallery.com, que tem mais de 60 profissionais internacionais que colaboram com a mesma e que investiga as tendências globais.

O edifício do Roca São Paulo Gallery significa a consolidação da presença do Grupo Roca no país, onde existem 11 unidades de produção, apresentando perspectivas de crescimento, graças ao surgimento de novas categorias no espaço de banho. Ao longo dos anos, o Grupo desenvolveu relações com arquitectos e designers no Brasil e na América Latina, promovendo projectos com profissionais reconhecidos como Ruy Ohtake, que apresentou recentemente uma colecção de lavatórios exclusivamente desenhados para a Roca.

O Roca São Paulo Gallery irá manter a assinatura que diferencia a rede dos Galleries. Fernanda Marques junta-se a outros nomes como OAB Estúdio de Borja, Lucía e Carlos Ferrater, responsável pelo Roca Barcelona Gallery; Estúdio de Arquitetura Lamela (Roca Madrid Gallery), Estúdio Ferruz Decoradors (Roca Lisboa Gallery), Zaha Hadid (Roca London Gallery), Francesc Rifé Studio (Roca Xangai Gallery) ou Ma Yansong (Roca Pequim Gallery, inaugurado em 2017).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *