Trienal e CCB anunciam Open Call internacional – Conferências de Arquitectura 2020/22

Por a 8 de Maio de 2019


A Trienal e o CCB anunciaram um Open Call internacional – Conferências de Arquitectura 2020/22. José Mateus, presidente da Trienal, anunciou a renovação da parceria com o CCB- Garagem Sul, desta feita com contornos inéditos. No sentido de continuar a abordar temas relacionados com a arquitectura no formato conferência, para promover a partilha de ideias e práticas contemporâneas relevantes para a sociedade, bem como antecipar respostas para questões centrais da actualidade, estas duas instituições reforçam a colaboração lançando um open call internacional para escolher um novo comissariado responsável por desenhar o programa de conferências para o período de 2020 a 2022.
Aberto a todos os curadores ou arquitectos, portugueses ou estrangeiros, esta chamada procura propostas que tragam uma abordagem original à ideia de conferência de arquitectura, sabendo que será essencial a continuidade dada à aproximação entre o público, especializado ou não, e os principais actores dos debates.
A proposta vencedora será seleccionada por um júri constituído por José Mateus e Manuel Henriques, em representação da Trienal, Madalena Reis e André Tavares, em representação do CCB- Garagem Sul, e Irina Davidovici, como consultora externa. As candidaturas podem ser feitas até dia 1 de Julho, estando o anúncio público dos resultados previsto para Setembro de 2019.
Este novo ciclo, composto por 12 conferências, vem estreitar as relações entre as duas instituições, surgindo naturalmente como a fusão de dois programas que têm vindo a realizar em colaboração — Ciclo Distância Crítica, desde 2011, e Conferências da Garagem, desde 2017. As conferências produzidas anteriormente já receberam, entre outros, a Pritzker Kazuyo Sejima, Ellen van Loon e Jacob van Rijs, dos premiados ateliers OMA e MVRDV, respectivamente, a arquitecta e investigadora Anna Puigjaner, a arquitecta paisagista Catherine Mosbach, o Director Artístico da série Game of Thrones, Paul Ghirardani ou a arquitecta Marina Tabassum.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *