Tektónica: Blocos de betão de cânhamo Biosys vencem Prémios Inovação

Por a 13 de Maio de 2019

Em mais uma edição dos Prémios Inovação, inseridos na feira internacional Tektónica, que decorre de 8 a 11 de Maio, na Fil, em Lisboa, o primeiro lugar foi para o bloco de betão de cânhamo de origem vegetal, o Biosys, desenvolvido pela empresa de restauro e conservação Resmonuh.

O Biosys, é um sistema de construção composto por blocos de cânhamo de encaixe, que se montam a seco e que servem de enchimento e cofragem a uma estrutura de pilares e vigas em betão de cânhamo. Além disso, é um material renovável e reciclável, que não necessita de isolamento adicional.

Houve ainda lugar a duas menções honrosas. O Eco-Betuminoso, produzido pela Harsco Metals, recebeu a 1ª Menção Honrosa, tendo-se destacado pelo seu betuminoso sustentável, concebido a partir de agregado siderúrgico inertes que permitem obter um produto com menor pegada ecológica. Permite, também, maior durabilidade e resistência, garantindo uma maior segurança rodoviária.

A 2ª Menção Honrosa destacou o sistema de drenagem Life Cersuds. Desenvolvido pela empresa CTCV, o Life Cersuds, é um pavimento que tem como base produtos cerâmicos de baixo valor comercial, para uso em ambiente urbano, que procura contribuir para o aumento da capacidade de adaptação e mitigação das cidades às alterações climáticas, promovendo o uso de infraestruturas sustentáveis no planeamento urbano. Foi desenvolvido no âmbito do Projecto LIFE+ CERSUDS e é já uma referência europeia de inovação no campo dos sistemas de drenagem urbanos sustentáveis.

A Bio Vinha, produzido pela Polo JCP, recebeu a terceira Menção Honrosa de 2019. Composta por terra desidratada, misturada com polímero aglomerante, que se catalisa, até solidificar, a Bio Vinha é uma matéria que facilmente se insere nos diversos ambientes, e com facilidade de colocação. Pode também ser utilizado como elemento decorativo e por ser um material natural, encontrado na natureza, apresenta um custo/beneficio muito equilibrado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *