Concursos públicos crescem 79% até Abril, contratos celebrados continuam em queda

Por a 20 de Maio de 2019


Os concursos de obras públicas lançados até final de Abril aumentaram 79% face ao mesmo período de 2018, para 1.469 milhões de euros, mas os contratos celebrados caíram 12% para 589 milhões de euros.
De acordo com a edição de Maio do Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), a subida de 79% dos concursos públicos de empreitadas publicados em Diário da República “deve-se ao lançamento de 14 concursos de valor superior a 10 milhões de euros, os quais representam mais de metade, ou seja, 51% do total registado ao longo dos quatro primeiros meses do ano”.
Nos primeiros quatro meses de 2019, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas, reportados no Portal Base, atingiu os 455 milhões de euros, valor que é praticamente igual ao verificado em 2018. Já no que diz respeito aos contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias, assiste-se a uma forte quebra, de 49% em termos homólogos, para um total de apenas 87 milhões de euros. Globalmente, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados situaram-se nos 589 milhões de euros, menos 12% que o verificado em igual período de 2018.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *