Casacadabra + Sara Vargues vencem Projecto para uma Educação em Arquitectura

Por a 22 de Maio de 2019


“Arquitectura da diversidade” foi a proposta vencedora da chamada (open call) para apresentação de Projectos para uma Educação em Arquitectura.

Casacadabra, um projecto de educação em arquitectura e urbanismo para crianças e a arquitecta Sara Vargues foram os autores da proposta vencedora. Sara Vargues formou-se pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e é mestre em cooperação internacional sustentável em arquitectura de emergência pela Universidade da Catalunha.

A chamada para apresentação de projectos tinha como destinatários todos aqueles que quisessem envolver-se num projecto em que professores, crianças, arquitectos e colectivos, pudessem adquirir ferramentas para, a longo prazo, trazer conhecimentos e desenvolver novas capacidades e um olhar crítico sobre os espaços que habitam e usufruem.

O júri, que recebeu e analisou 27 propostas, atribuiu ainda cinco menções honrosas: “Sonhar o Futuro”, de Faíscar; “Vila Ideal”, de Adriana Correa; “Bicho Arquitectónico”, de Super Arquitecto; “Arquitectura para crianças, eu e o meu (nosso) mundo”, de Ana Rute Costa e “Aprender com os materiais” de Ana Filipa Paisano.

O júri, presidido por Susana Menezes, directora artística do LU.CA Teatro Luís de Camões, e constituído pelos arquitectos Helena Passos e Pedro Pacheco, destacou “a afluência das candidaturas, bem como a qualidade e o interesse das propostas apresentadas”.

Além dos critérios-base do Open Call, a apreciação por parte do júri teve em conta também a “promoção de uma experiência de aprendizagem, gradual e consequente”, que envolvesse a observação, a reflexão, o planeamento, a experimentação e a vivência da arquitectura; a “construção de um modelo de trabalho que pudesse ser replicado em escolas em todo o país”; e a necessidade de integrar o projecto no calendário escolar oficial.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *