Estudo: O capital humano determina decisões imobiliárias das empresas

Por a 25 de Junho de 2019

Cerca de dois terços dos ocupantes colocam o envolvimento dos colaboradores (68%) e a atracção e retenção de talento (65%) no top três dos desafios da estratégia imobiliária das empresas, à frente da redução de custos. Estes dados constam no estudo Occupier Survey 2019, divulgado pela CBRE, que analisa as respostas de responsáveis pelo imobiliário de mais de 100 empresas.

O estudo demonstra que as pessoas são cada vez mais determinantes na tomada de decisões imobiliárias. No relatório do ano passado, a redução de custos era a principal mobilizadora na estratégia imobiliária das empresas, enquanto o envolvimento dos colaboradores ocupava o quarto lugar. Este ano, a redução de custos caiu para quarto lugar, enquanto o envolvimento dos colaboradores ocupa agora a segunda posição, seguido da atração e retenção de talento no terceiro lugar. Neste contexto, a otimização do capital humano está no centro das decisões das empresas ocupantes.

Mais de um terço das empresas, resultado que representa o dobro do ano passado, encaram a escassez de oferta de espaços de escritórios e a dificuldade em encontrar as competências adequadas como um desafio estratégico. Em linha com os resultados de 2018, a disrupção da tecnologia (36%), a incerteza económica (43%) e o agravamento dos custos (31%) são também considerados grandes desafios pelos ocupantes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *