Sacyr ganha quatro projectos ferroviários em Espanha e Irlanda por 100M€
A Sacyr, por via da filial para a área da electrificação e manutenção de vias ferroviárias, acaba de assegurar quatro novos projectos em Espanha e Irlanda, obras avaliadas em aproximadamente 100 milhões de euros
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A Sacyr, por via da filial para a área da electrificação e manutenção de vias ferroviárias, acaba de assegurar quatro novos projectos em Espanha e Irlanda, obras avaliadas em aproximadamente 100 milhões de euros. Em consorcio com a Lantania e a Comsa, a Neopul vai electrificar, para a entidade que gere a ferrovia em Espanha, o troço de alta-velocidade entre Plasencia e Peñas Blacas, num total de 125 quilómetros de via dupla, que faz parte da ligação entre Madrid e a fronteira com Portugal. São 25 milhões de euros para esta intervenção, que deverá estar concluída em 18 meses. O mesmo consórcio, aliás, já tinha sido responsável pelos trabalhos de electrificação de um troço do AVE entre Barcelona e a fronteira com França.
Já em consórcio com a CAF Signalling, a Sacyr Neopul vai construir quatro novas vias no terminal ferroviário de mercadorias de Vicálvaro, em Madrid, um investimento estimado em 15,5 milhões de euros e que deverá igualmente estar concluído em ano e meio. De acordo com a empresa, esta remodelação permitirá modificar a funcionalidade do terminal, que actualmente é uma estação de regulação e classificação. Com a intervenção, passará a ser uma instalação intermodal destinada à carga e descarga de unidades de transporte intermodal, “com um desenho de acordo com as tendências actuais na gestão de terminais de mercadorias”.
No País Basco, a Neopul e a Sacyr Infraestruturas, conjuntamente com a Mariezcurrena y Zubieder, vão desenvolver a segunda fase do troço entre Hernani e Astigarraga. O projecto consiste na construção de um troço de plataforma em viaduto para a alta-velocidade incluída a reformulação do carril convencional. Este contrato está avaliado em 38,8 milhões de euros e um prazo de execução de 41 meses.
Por fim, a Irish Rail seleccionou a filial da Sacyr para a manutenção da rede de electrificação da Dublin Area Rapid Train por um prazo de cinco anos. O contrato de 21 milhões de euros inclui a manutenção de 120 quilómetros e a renovação da catenária em 40 quilómetros.