Fábricas da Panasonic com emissões zero de CO2 já estão em funcionamento

Por a 19 de Julho de 2019

Panasonic Energy Belgium

A Panasonic já se encontra a laborar nas suas primeiras fábricas com zero emissões de CO2, nomeadamente na Panasonic Eco Technology Center (PETEC) em Hyogo, no Japão, e na Panasonic Energy Belgium (PECBE) em Tessenderlo, na Bélgica. “Envolvida na gestão ambiental, a empresa tem promovido actividades ambientais com um rumo claro para 2050 sob o conceito “Panasonic Environment Vision 2050″, desenvolvido em Junho de 2017, cujo objectivo é a redução as emissões de dióxido de carbono num total combinado de aproximadamente 5000 toneladas por ano”, esclareceu.

A fábrica PETEC, que recicla electrodomésticos, e a fábrica PECBE, que produz baterias, tornaram-se as primeiras fábricas com zero emissões de CO2 graças à Panasonic, que instalou sistemas de geração de energia renovável e implementou a utilização de créditos de carbono para compensar as emissões de CO2 dos combustíveis fósseis.

Na fábrica do Japão, a Panasonic instalou um sistema de geração de energia fotovoltaica, inicialmente com capacidade de geração de energia 50 kW e que será ampliado para 624 kW em ainda este ano; alterou toda a electricidade adquirida para fontes de energia 100% renováveis (utilizando o “Plano Ecológico Hidráulico” da Kansai Electric Power e certificados não fósseis). No futuro, a PETEC promoverá medidas que utilizem tecnologias desenvolvidas internamente, incluindo o reforço das actividades de conservação de energia, o aumento da utilização de energias renováveis como o calor geotérmico e a introdução de tecnologia para absorver, separar e utilizar o CO2 emitido pelos combustíveis fósseis.

Na Bélgica foi instalado um sistema de geração de energia eólica com 100 metros de altura (instalado em 2016, com uma capacidade de geração de energia de 2 MW); foi alterada a aquisição da electricidade a partir de fontes de energia 100% renováveis; foram substituídas as caldeiras que utilizavam combustíveis fósseis por outro tipo de sistemas que, adicionalmente, poupam energia. Além disso, com o objectivo de tornar a fábrica mais ecológica, a PECBE está a promover diversas actividades, incluindo a utilização de iluminação LED, a adopção de um automóvel eléctrico como veículo da empresa e a utilização de resíduos de madeira para as paredes da nova cantina da fábrica.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *