Câmara de Braga avança para conclusão da Variante do Cávado
“Um dos grandes problemas com que Braga se confronta é o enorme fluxo de trânsito de atravessamento no centro da Cidade. Esta variante do Cávado será um dissuasor desse mesmo fluxo e vai criar condições de escapatória mais acessíveis e mais céleres para quem não necessita de ir para o centro de Braga”, explicou Ricardo Rio
CONSTRUIR
BOMO Arquitectos assinam reconversão de casa rural em Silves (c/ galeria de imagens)
O expectável aumento do volume de investimento na hotelaria europeia
Roca apresenta “Sparking Change” na Fuorisalone
Habitação: Câmara de Lagos aprova investimento de 9,4M€ na compra de terrenos
Vila Galé inaugura hotéis na Figueira da Foz e Isla Canela
Prémio Nacional do Imobiliário 2024 distingue empreendimentos do sector
DS Private reforça rede
Salto Studio ganha concurso para antiga Colónia Balnear da Areia Branca
Município de Esposende investe 3,6M€ na construção de residência de estudantes
Weber lança novo acabamento para fachadas
O Município de Braga vai avançar com a conclusão do segundo troço da variante do Cávado que liga a rotunda do centro comercial ‘Nova Arcada’ à rotunda do Estádio Municipal. Esta intervenção inclui a regularização do Rio Torto, que lhe é paralelo, entre a mesma rotunda e a Estrada Nacional 201. A proposta para concurso público, no valor de 1,7 milhões de euros, foi aprovada esta Segunda-feira, em sede de reunião de Executivo.
A intervenção envolve, ainda, a criação de bacias de retenção no Rio Torto e o arranjo da superfície de toda a área envolvente. “Esta intervenção representa uma enorme mais-valia para as populações da zona de Frossos, Palmeira, Real e Dume e vai aliviar o fluxo de trânsito no acesso ao centro da Cidade”, sustentou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
Recorde-se que em Março do ano passado, foi aberto ao trânsito a primeira fase do troço da variante do Cávado e agora, com o licenciamento por parte da CCDR-N, será concluída a segunda fase que vai permitir a ligação à zona de Frossos.
“Um dos grandes problemas com que Braga se confronta é o enorme fluxo de trânsito de atravessamento no centro da Cidade. Esta variante do Cávado será um dissuasor desse mesmo fluxo e vai criar condições de escapatória mais acessíveis e mais céleres para quem não necessita de ir para o centro de Braga”, explicou Ricardo Rio.
Para o futuro, o Município tem o objectivo de dar sequência a esta variante do Cávado de forma a melhorar circulação de trânsito e retirar fluxo do centro da Cidade, bem como dar apoio às actividades económicas, garantindo as ligações aos parques industriais de Adaúfe e Pitancinhos e às auto-estradas A3 e A11.
Para isso, a Autarquia pretende efectuar a ligação da rotunda da Avenida do Estádio à circular de Braga, em Ferreiros, com saída para as auto-estradas, cujo projecto está estimado em cerca de 9 milhões de euros. Já no sentido Norte, com a ligação entre a rotunda do ‘Nova Arcada’ e os parques industriais de Adaúfe e Pitancinhos, está previsto um investimento de 4 milhões de euros.