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A Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER) lançou o projecto INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa. Apresentado num seminário online, onde reuniu empresas e empresários dos diversos subsectores da indústria portuguesa de Cerâmica e de Cristalaria, o INTERCER é um projecto que visa mudar a percepção que os mercados têm da cerâmica portuguesa, nomeadamente dos subsectores da Cerâmica Utilitária e Decorativa e dos Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos, como explica José Luís Sequeira, presidente da direcção da APICER: “O sector português da cerâmica desenvolve produtos de enorme qualidade mas nem sempre os mercados internacionais, caracterizados por uma intensa rivalidade competitiva, têm uma percepção condicente com a qualidade dos produtos que se produzem em Portugal”, afirma. “O INTERCER quer definir e comunicar um novo posicionamento para a ‘cerâmica made in Portugal’ e tem como ambição comunicar, de forma coerente e muito consistente, esse mesmo posicionamento e de assegurar que essa comunicação chega às audiências certas nos mercados internacionais”, explica o presidente da APICER.
Com vista a melhorar a competitividade do sector, e a par com a definição do posicionamento da marca “cerâmica made in Portugal”, o INTERCER propõe-se, assim, a melhorar a comunicação e a imagem do sector nos mercados internacionais com uma comunicação com um nível de qualidade condicente com o posicionamento desejado; a aumentar a perceção da qualidade percebida dos produtos nos mercados internacionais, através de um conjunto de acções e suportes de comunicação; e a reforçar a visibilidade internacional da oferta do sector.
Para tal, o projecto que foi iniciado em 24 de Dezembro de 2020, irá desenvolver até ao final de 2022 um conjunto de acções, incluindo a definição de uma estratégia de marca para a cerâmica portuguesa; o desenvolvimento de uma identidade verbal e visual alinhadas com o posicionamento; o desenvolvimento de diversos suportes de comunicação; e a comunicação e ativação da marca junto das audiências relevantes nos mercados-alvo (em articulação com a AICEP,) de modo a reforçar as exportações do sector.
O INTERCER contou com o apoio das empresas de consultoria VLM Consultores, para a elaboração da candidatura, e Super. Brands Consultants, para a criação e desenvolvimento da marca para a cerâmica portuguesa e respectiva estratégia de comunicação a implementar. O projecto foi apoiado pelo sistema de incentivos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas) e é cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade Internacionalização.