CONSTRUIR
Grupo Navarra apresenta soluções para uma arquitetura mais sustentável
Tektónica e SIL em grande destaque no CONSTRUIR 506
ERA debate desafios da nova habitação no SIL
Legendre e Tecnibuild apresentam nova marca para promoção imobiliária
Três novos projectos da Krest representam investimento superior a 150 M€
SRS Legal assessora venda dos ginásios Fitness Hut
Habitação em destaque na 27º edição do Salão Imobiliário
Andreia Teixeira assume cargo de Project Management do Grupo Openbook
CE atribui 245M€ em subvenções a projecto de hidrogénio em Sines
Município de Paredes investe mais de 64,3 M€ em habitação com apoio do PRR
A TK Elevator anunciou a instalação de duas escadas rolantes e 16 elevadores, incluindo oito TWINs, na Torre Trinity no centro financeiro de La Défense, em Paris.
Cada um dos oito TWINs tem duas cabinas independentes na mesma caixa (um total de 16 cabinas), o que permite a cerca de 4.500 pessoas uma circulação fácil dentro do edifício, e a redução dos tempos de espera em 30% através da otimização dos fluxos de tráfego.
A Torre Trinity distingue-se por dois dos elevadores TWIN operarem em caixas panorâmicas situadas na fachada que percorre toda a altura do edifício, incluindo três pisos de maquinaria. Como resultado, os ocupantes da Torre beneficiarão de uma paisagem sem precedentes de La Défense, enquanto os transeuntes poderão ver as cabinas vermelha e amarela de perto à medida que estas sobem o comprimento da torre. As cores foram especificamente escolhidas pelo arquiteto Jean-Luc Crochon como uma homenagem aos elevadores históricos da Torre Eiffel.
A arquitectura da Torre Trinity foi adaptada e concebida com base na tecnologia TWIN. Exclusivos, os elevadores TWIN são o primeiro sistema industrial com duas cabinas independentes que operam na mesma caixa. Com uma capacidade de transporte de passageiros equivalente, ocupam até 50% menos espaço do que os elevadores normais. Permitem também estabelecer novos conceitos de tráfego e recordes de desempenho. Cada cabina está equipada com uma cadeia de tracção separada, controlador, cabos, um contrapeso, e um regulador de velocidade. O sistema inteligente de Controlo de Selecção do Destino (Destination Selection Control – DSC) transporta os passageiros mais rapidamente, agrupando as pessoas que têm como destino o mesmo piso.
Estes elevadores tecnologicamente avançados permitirão otimizar os fluxos e reduzir os tempos de espera, um problema que se verifica em todos os arranha-céus durante as horas de ponta. Os 4.500 ocupantes previstos poderão circular facilmente entre os 33 pisos do arranha-céus, uma vez que cada cabina servirá para um número específico de pisos (a primeira cabina em cada TWIN servirá para os pisos 0 a 15 e a segunda cabina para os pisos 15 a 33).
“A primeira torre em La Défense a abrir o seu interior à fachada, a Trinity transforma-a num “coração de vida” visível do largo. A actividade dos ocupantes é revelada através da fachada, acompanhada por elementos dinâmicos que facilitam a interacção entre o interior e o exterior: movimento de elevadores panorâmicos, jardins suspensos e salas de reuniões, fachadas cinéticas e janelas pantográficas que se abrem. Ao integrar duas cabinas de elevador na mesma caixa, os elevadores TWIN acentuaram este movimento no interior da fachada. Esta solução também oferece maior agilidade na gestão do tráfego inerente a um edifício de grande altura”, afirmou o arquitecto Jean-Luc Crochon.