Teixeira Duarte ganha contrato de concepção e construção do Centro de Controlo do Mar
A empreitada está avaliada em de cerca de 2,5 milhões de euros, conta com o financiamento do Programa MAR 2020. O novo Centro de Controlo do Mar deverá estar operacional em Agosto de 2023
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O contrato foi assinado entre a Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, contemplando a componente de arquitectura e construção civil, com vista à adaptação e modernização do edifício e de toda a infraestrutura tecnológica de suporte e de monitorização do actual Centro de Controlo de Tráfego Marítimo.
Prevê-se que em Agosto de 2023 o Centro de Controlo do Mar (CMAR) esteja completamente operacional, permitindo integrar no mesmo espaço, os serviços do Centro de Controlo do Tráfego Marítimo e do Centro de Monitorização das Pescas, bem como novas valências de controlo e vigilância. O CMAR, localizado em Lisboa, será um grande centro de controlo para responder de forma integrada aos desafios associados ao mar português, designadamente no âmbito das responsabilidades de Estado costeiro, em termos de vigilância e monitorização da navegação, bem como, no apoio a toda frota de bandeira portuguesa.
“Ao proceder-se a esta evolução e integração, pretende-se, através de uma melhor capacidade de resposta, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, melhorar o nível de serviço aos navios, a segurança, protecção e vigilância marítima, incluindo a monitorização e controlo sobre as Áreas Marinhas Protegidas e a prevenção da poluição. Por outro lado, serão optimizados os custos de funcionamento, através da partilha das infraestruturas físicas e tecnológicas e da criação de sinergias entre as equipas de operação”, justifica a DGRM.
Pelo controlo de tráfego marítimo na costa portuguesa passam mais de 80 000 navios de grande porte por ano, muitos deles com mercadorias perigosas. Nos portos nacionais são realizadas mais de 15 000 escalas de navios de grande porte. Portugal tem várias obrigações perante a Organização Marítima Internacional e perante a Agência Europeia de Segurança Marítima, como por exemplo, assegurar uma navegação segura e evitar acidentes.
O CMAR vai acompanhar os movimentos dos navios e garantir a segurança da navegação em áreas limitadas ou com restrições à navegação, designadamente, organizando o tráfego através de esquemas de separação de tráfego, e de áreas a evitar, reduzindo-se o risco de acidente e mitigando os eventuais danos deles resultantes.