Programa de incubação da APCC apoia lojas históricas
Estas unidades de retalho poderão, numa perspectiva de expansão do negócio retalhista, ter a oportunidade de testar o conceito num ambiente de centro comercial. Com inscrição gratuita, as candidaturas podem ser realizadas de 5 de Fevereiro a 5 de Abril
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A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), em parceria com a Direcção Geral das Actividades Económicas (DGAE) e com a União das Associações do Comércio e Serviços (UACS) da Região de Lisboa e Vale do Tejo, acabam de lançar a edição de 2024 do Programa de Incubação de Retalho que tem como objectivo apoiar as “lojas históricas” ou “lojas com história”.
Estas unidades de retalho, comummente associadas ao conceito de “comércio tradicional”, poderão, numa perspectiva de expansão do negócio retalhista, ter a oportunidade de testar o conceito num ambiente de centro comercial.
“Na APCC defendemos que os Centros Comerciais são as novas praças centrais das cidades e que há espaço para todos os conceitos que se complementem e ajudem a criar uma experiência positiva para os visitantes. Nessas praças centrais faz todo o sentido estarem presentes aquelas lojas que nos são familiares e que nos transmitem boas memórias. Por isso, este ano achámos que o Programa de incubação de Retalho deveria apoiar a testagem de lojas históricas no ambiente de Centros Comerciais”, comenta Carla Pinto, directora executiva da APCC.
As candidaturas podem ser realizadas a partir desta segunda-feira, dia 5 de Fevereiro, a 5 de Abril através do preenchimento do formulário on-line disponibilizado no site da Associação. As candidaturas elegíveis são actividades de comércio a retalho de operadores de Lojas Históricas, distinguidas como tal pelo Município territorialmente competente, bem como todos os conceitos presentes no site “Comércio com História” da DGAE.
Além de terem que estar classificadas como Lojas Históricas, os candidatos devem, como habitualmente neste Programa, cumprir parâmetros de sustentabilidade, inovação e originalidade. Deverão, também, ter aplicabilidade em operação de centros comerciais e potencial de complementaridade no mix dos Centros Comerciais.
Um critério de valorização da candidatura na fase de avaliação será a existência prévia de experiências de digitalização do negócio e/ou a presença no digital, ou a vontade expressa em fazê-lo posteriormente.
As candidaturas irão ser analisadas por uma comissão composta por representantes da APCC e dos seus parceiros DGAE e UACS, que farão uma pré-selecção para uma entrevista por parte da referida comissão.
O programa contará com uma sessão de apresentação das candidaturas pré-seleccionadas num centro comercial. Os cinco finalistas terão a oportunidade de apresentar os seus conceitos aos operadores presentes. Depois desta apresentação poderão ser iniciados processos de negociação de incubação dos conceitos em ambiente de centro comercial com qualquer dos cinco finalistas.