Empresas de construção procuram formação personalizada

Por a 8 de Junho de 2005

Obras_ConstruçãoObras_Construção

A formação profissional personalizada tem sido muito procurada pelos empresários da construção civil. Segundo Liliana Oliveira, responsável pelo Instituto PME – Formação da Associação das PME – Pequenas e Médias Empresas de Portugal, as empresas do sector da construção civil têm sido aquelas que mais têm aderido ao novo serviço de consultoria desenvolvido por aquele instituto.

Este serviço no âmbito da formação profissional, permite às empresas elaborar diagnósticos de necessidades e, assim, ter formação personalizada para os seus quadros e dirigentes. Desta forma, o instituto encontra-se a desenvolver projectos de formação à medida de cada empresa. De acordo com Liliana Oliveira, os empresários de construção civil são aqueles que mais têm procurado este serviço.

As acções de formação baseadas na segurança, higiene e saúde no trabalho, bem como a gestão da qualidade são aquelas que mais têm sido ministradas junto das empresas. Na opinião daquela responsável, a sensibilização para os riscos de acidente, tão frequentes neste sector, são algumas das motivações para os empresários aderirem a esta formação personalizada. «As acções são realizada depois de um pedido de formação por parte da empresa. Aí, analisamos quais as estratégias a adoptar para um melhor desempenho dos funcionários. E com uma formação directa junto dos trabalhadores, os resultados são mais rápidos e eficazes», remata Liliana Oliveira.