Modernização de porto em Cabo Verde orçado em 45 milhões de euros

Por a 27 de Junho de 2005

Cabo Verde

O projecto de modernização do porto da cidade da Praia, capital de Cabo Verde, vai ser alvo de um investimento de 45 milhões de euros e deverá arrancar ainda este ano, garantiu o presidente da Empresa Nacional de Portos (ENAPOR), Franklim Spencer, em declarações à Lusa.

O referido projecto contempla a extensão do cais principal em cerca de 450 metros, a construção de um quebra- mar, para além da criação de um Centro de Serviços de Valor Acrescentado (CSVA) na Achada Grande, planalto que fica sobranceiro ao porto.

Esta unidade portuária, desde há alguns anos, é a que mais mercadorias movimenta no país e não possui infraestruturas adequadas ao fluxo existente. De acordo com Franklim Spencer, esta intervenção vem proporcionar «a todos os operadores económicos, cuja actividade gira à volta do porto», a usufruírem dos «serviços de que precisam concentrados num único local, havendo igualmente condições para aí se instalarem também».


De realçar que o dinheiro a ser investido no porto da Praia representa cerca de metade do montante total – cerca de 91,4 milhões de euros, valor disponibilizado para ajuda ao desenvolvimento do arquipélago pela Milenium Challenge Account (MCA), o chamado Fundo dos Desafios do Milénio criado pelo governo dos Estados Unidos da América.