Teixeira Duarte «ganha» Túnel do Rossio

Por a 29 de Junho de 2005

teixeira duarte

A construtora Teixeira Duarte, em consórcio formado com a Epos e a Somafel, garantiu a adjudicação dos trabalhos de reabilitação do Túnel do Rossio, encerrado em Outubro último por motivos de segurança.

De acordo com um comunicado divulgado pela Rede Ferroviária Nacional (REFER), a proposta apresentada pelo consórcio ronda os 31,780 milhões de euros e o inicio dos trabalhos está agendado já para o início de Julho. A reabilitação do túnel deverá estar concluída em Agosto de 2006.

O projecto, elaborado pela Grid e avaliado em 1,250 milhões de euros, será fiscalizado na fase de execução dos trabalhos pela DHV, ao passo que a assessoria de gestão do projecto foi atribuída à Ferbritas. O processo de adjudicação dos trabalhos foi feito por ajuste directo, em resultado de um decreto-lei datado de Janeiro de 2005 que, a título excepcional, permite à Refer a adjudicação directa dos trabalhos.


Recorde-se que o encerramento do Túnel do Rossio, decretado em Outubro de 2004 pelo então ministro das Obras Públicas António Mexia, baseia-se no abatimento de aproximadamente 50 centímetros numa extensão de 40 metros.