Construção Sustentável em debate

Por a 30 de Junho de 2005

Placa_solar

A Embaixada Britânica e o British Council vão organizar um seminário sobre construção sustentável no próximo dia 6 de Julho, no auditório Lusitânia, rua do Prior em Lisboa. O objectivo deste evento é partilhar experiências nesta área entre Portugal e o Reino Unido, no contexto decorrente da transposição da directiva europeia sobre eficiência energética e qualidade do ar em edifícios.

O Reino Unido tem vindo a dar nos últimos anos grande ênfase a esta área, assumindo como objectivo nacional a redução de emissões de CO2 em 60 por cento até ao ano de 2050 e acredita que a eficiência energética no sector doméstico é essencial para atingir esse objectivo. Para ajudar a cumprir este objectivo, o Governo britânico lançou o programa «Energy Efficiency: The Government’s Plan for Action» onde estabelece uma série de políticas e medidas com vista à redução de emissões de carbono no sector doméstico em mais de 12 milhões de toneladas por ano até 2010.

Em Portugal a nova directiva implica um compromisso ao nível da introdução de práticas de eficiência energética, tecnologias de energias renováveis e materiais sustentáveis em todos os edifícios já construídos, a construir e a reabilitar. Num país em que o consumo energético tem vindo a aumentar entre 5 a 8 por cento, há ainda muito a fazer.


No seminário estarão presentes especialistas britânicos e portugueses que trocaram experiências em diversas áreas, tais como arquitectura, construção sustentável ou eficiência energética em edifícios. Será ainda apresentados os projectos BedZed, um empreendimento sustentável localizado em Londres e o Ecocasa da Quercus.