SIL aposta na internacionalização
O Salão Imobiliário de Lisboa conta com a forte presença de visitantes estrangeiros, desde promotores a investidores, impulsionando o certame como um verdadeiro ponto de encontro do sector Quem visitar o Salão Imobiliário de Lisboa (SIL) na FIL, entre 3 e 6 de Novembro, vai ser surpreendido com a forte presença espanhola e brasileira. É… Continue reading SIL aposta na internacionalização
Vera Gila
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O Salão Imobiliário de Lisboa conta com a forte presença de visitantes estrangeiros, desde promotores a investidores, impulsionando o certame como um verdadeiro ponto de encontro do sector
Quem visitar o Salão Imobiliário de Lisboa (SIL) na FIL, entre 3 e 6 de Novembro, vai ser surpreendido com a forte presença espanhola e brasileira. É que a área ocupada por expositores espanhóis foi a que mais cresceu, passando dos duzentos metros quadrados de 2004, para os mil metros quadrados deste ano.
Para a directora do certame, Vanda Jesus, o número de empresas espanholas interessadas em participar na feira ficou «completamente acima das expectativas». A explicação reside no interesse que há em Espanha pelo mercado português, e na tentativa de promoverem projectos de turismo residencial na região do Algarve, Lisboa e Porto. Ainda segundo dados da organização, o Espaço Brasil vai contar com uma área superior a dois mil metros quadrados, o dobro face ao verificado o ano passado. Praticamente todos os Estados do Nordeste do Brasil vão estar presentes.
O Rio de Janeiro marcará presença pela primeira vez, apresentado-se com três das suas regiões mais turÃÂsticas: Búzios, Cabo Frio e Angra dos Reis, onde o imobiliário voltado para o turismo tem atraÃÂdo muitos investidores portugueses. Outros estados brasileiros que contarão com representação são Alagoas, Pernambuco, ParaÃÂba, Rio Grande do Norte e Ceará. Relativamente àpresença brasileira, «justifica-se uma vez que os portugueses são encarados como potenciais clientes em terras brasileira. Ou seja, há uma forte aposta na divulgação de empresas brasileiras com o objectivo de alcançar o maior número de investidores portugueses», comenta a organização.
Internacionalização natural
A crescente presença internacional não assusta as empresas portuguesas. «É uma situação natural. Nós também já estivemos no Salão de Madrid dois anos seguidos e compreendemos que o mercado português se define como muito atraente para estes promotores, o que só valoriza as empresas que têm contribuÃÂdo para o seu desenvolvimento», afirma Joaquim Paiva Chaves, administrador delegado da Edifer, empresa presente no salão.
Para presidente honorário da oitava edição, o SIL convidou Fernando Martins. «Fiquei muito honrado com o convite. É gratificante ser escolhido dentro do sector da nossa actividade e representa um reconhecimento do meu trabalho na área do desenvolvimento imobiliário», comenta. Conhecido pelo trabalho desenvolvido na Fernando Martins Sociedade de Construções, encontram-se na sua carteira de empreendimentos obras como a Urbanização Encosta das Olaias, o Hotel Altis, o Empreendimento Encosta da Tapada e o Foz Residence, no Porto.
Quando questionado pelo Construir sobre as expectativas para a edição deste ano, Fernando Martins considerou que «são as melhores». «O crescimento do salão demonstra a tendência de evolução num sentido de uma maior profissionalização e no desenvolvimento de projectos com qualidade. O mercado português do imobiliário ainda tem muito potencial de crescimento e a organização do SIL só demonstra a importância do sector na economia nacional», acrescentou ainda.
Lisboa Meeting Point
A provar o potencial do mercado português está a realização do primeiro «Lisboa Metting Point», em Maio de 2006, uma das maiores feiras de imobiliário da Europa que tem decorrido em Barcelona, Espanha. Poderá este evento comprometer o sucesso do SIL? «Todas as iniciativas que promovam a troca de informação entre todos os agentes do sector são positivas. A organização do Lisboa Meeting Point em 2006 só confirma o que afirmei sobre o potencial de crescimento do sector. No caso especial de Lisboa é uma cidade atractiva que cada vez mais é alvo de interesse por parte de investidores nacionais e estrangeiros», responde Fernando Martins.
Será isto o indÃÂcio de um bom momento no mercado imobiliário português? Nuno Malheiro da Silva, presidente do conselho de administração do Focus group, diz que «dada a situação de crise económica que neste momento se vive em Portugal, não se pode dizer que a situação do mercado imobiliário seja positiva. No entanto, e apesar das condicionante económicas, continua a existir alguma actividade. Existe também um grande número de investidores na expectativa e que aguardam alguma retoma na economia para avançar com alguns projectos que se encontram suspensos». Ainda assim, parece reinar algum optimismo, e Nuno Malheiro espera que «o SIL 2005 inicie aquela que consideramos poder vir a ser uma nova fase do imobiliário nacional, que é a utilização eficiente do Salão Imobiliário como um verdadeiro mercado e ponto de encontro dos profissionais do sector».
As empresas presentes no Salão, como a Edifer, são unanimes em afirmar que «sendo o SIL um evento em que se pretende mostrar a actividade imobiliária, a principal vantagem em estar presente prende-se com o facto de tornar possÃÂvel a divulgação de actividades e serviços prestados, sendo possÃÂvel desta maneira, chegar o mais perto possÃÂvel de potenciais clientes», garante o administrador delegado da empresa.
Tal como tem acontecido nos últimos anos, o SIL 2005 contará com uma agenda de eventos a decorrer em paralelo ao salão. Temas como a construção em altura, a eficiência energética dos edifÃÂcios e as novas tecnologias no mercado imobiliário, serão adicionados aos debates mais tradicionais. Contará ainda com um novo espaço dedicado ao sector financeiro. No espaço «Créditos e Seguros Habitação» estarão presentes os principais bancos e seguradoras que operam no mercado. Com este espaço, pretende-se criar facilidades aos visitantes, que poderão informar-se num único local sobre todas as condições de financiamento para a compra de casa.
A organização disponibilizará um centro de reuniões que funcionará durante a feira, onde promotores e investidores poderão planear todos os contactos que pretendem efectuar. O SIL disponibilizará gratuitamente o serviço de matchmaking, que tratará da compatibilização das agendas dos intervenientes, da logÃÂstica e da sala para o efeito.
A perspectivar o crescimento, o SIL e a BSH Internacional, uma das maiores consultoras de investimentos da América do Sul, criaram uma aliança para promover contactos e negócios imobiliários entre investidores destes mercados. O objectivo é aproximar os mercados imobiliários e turÃÂsticos de Portugal e Espanha aos da América do Sul. O IX Seminário Internacional de Investimentos em Hotéis & Resorts, organizado pela BSH Internacional, realizar-se-á nos dias 28 e 29 de Novembro, em São Paulo.
Aumento de visitantes
Na tentativa de superar as dezoito mil visitas do ano passado, o SIL aposta fortemente na comunicação para visitantes, duplicando o investimento nesta componente. Para além dos meios tradicionais, imprensa, rádio e televisão, o certame estará presente em outdoors, fachadas de prédios e autocarros. Neste plano de investimentos, está também prevista a distribuição de um panfleto promocional em todos os centros de apoio da Câmara Municipal de Lisboa, hotéis, campos de golfe, centros comerciais, aeroportos bem como em outros locais de acesso a visitantes. A organização espera assim receber vinte e cinco mil visitas durante o perÃÂodo do certame.
Em relação ao número de expositores, este aumentará cerca de vinte por cento, esperando-se para a edição de 2005 a presença de cerca de 250 expositores. A área de exposição bruta irá atingir cerca de trinta mil metros quadrados, vinte por cento mais do que na edição anterior.
Para 2006, o SIL tem como objectivos a renovação do protocolo com a autarquia lisboeta. A organização considera-o estratégico e estruturante para o projecto. O alargamento dos mercados internacionais a alguns paÃÂses dos PALOP’s (Angola, Moçambique e Cabo verde) e a paÃÂses emergentes da Europa Central e de Leste, assim como a promoção da feira junto de alguns dos principais investidores imobiliários europeus são também objectivos do SIL, quer para a edição de 2006 quer para os anos seguintes.