Obra de Gerkan abre em Berlim
A nova estação central de caminhos-de-ferro de Berlim, Hauptbahnhof, projectada por Meinhard Gerkan e é um dos maiores empreendimentos ferroviários do pós-guerra. Estimado em mais de 700 milhões de euros, o projecto visa proporcionar o maior cruzamento ferroviário da Europa. Os comboios provenientes do norte e do sul fazem paragema 15 metros de profundidade, e… Continue reading Obra de Gerkan abre em Berlim
Carla Reis
BOMO Arquitectos assinam reconversão de casa rural em Silves (c/ galeria de imagens)
O expectável aumento do volume de investimento na hotelaria europeia
Roca apresenta “Sparking Change” na Fuorisalone
Habitação: Câmara de Lagos aprova investimento de 9,4M€ na compra de terrenos
Vila Galé inaugura hotéis na Figueira da Foz e Isla Canela
Prémio Nacional do Imobiliário 2024 distingue empreendimentos do sector
DS Private reforça rede
Salto Studio ganha concurso para antiga Colónia Balnear da Areia Branca
Município de Esposende investe 3,6M€ na construção de residência de estudantes
Weber lança novo acabamento para fachadas
A nova estação central de caminhos-de-ferro de Berlim, Hauptbahnhof, projectada por Meinhard Gerkan e é um dos maiores empreendimentos ferroviários do pós-guerra. Estimado em mais de 700 milhões de euros, o projecto visa proporcionar o maior cruzamento ferroviário da Europa. Os comboios provenientes do norte e do sul fazem paragema 15 metros de profundidade, e as carruagens vindas do leste e oeste a 10 metros acima do nÃÂvel do solo. O Hauptbahnhof de Berlim receberá cerca de mil comboios por dia, nomeadamente 164 inter-cidades, 314 comboios regionais e mais de 600 comboios urbanos. As suas caracterÃÂsticas arquitectónicas incluem telhados envidraçados, com 1700 metros quadrados de placas fotovoltaicas, que deixam entrar a luz do dia através dos cinco pisos, ligados por escadas rolantes e elevadores transparentes. Da porta sul, os passageiros têm um panorama sobre o rio Spree, o Reichstag, a chancelaria federal, o novo conjunto arquitectónico da Potsdamer Platz e a Torre de Radiodifusão, com mais de 300 metros de altura. O Berliner Hauptbahnhof foi inicialmente orçado em 400 milhões de euros, mas custou mais de 700 milhões de euros e envolveu modificações ao projecto original do arquitecto Meinhard Gerkan., nomeadamente na redução da superfÃÂcie de vidro do telhado em 100 metros, bem como na configuração dos tectos.