Obra de Leixões em fase adiantada
O consórcio da nova ponte é coordenado pela Mota-Engil e envolve ainda a Martifer A Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários (CPTP) está neste momento a construir as fundações da nova ponte móvel do Porto de Leixões, aquela que será uma das maiores pontes basculantes do mundo. A obra considerada por Jorge Oliveira, administrador da CPTP,… Continue reading Obra de Leixões em fase adiantada
Maria João Morais
Quintela e Penalva | Knight Frank vende 100% das unidades do novo D’Avila
Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’
Reabilitação Urbana abranda ritmo de crescimento
EDIH DIGITAL Built com apresentação pública
Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€
Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
OASRS apresenta conferência “As Brigadas de Abril”
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
O consórcio da nova ponte é coordenado pela Mota-Engil e envolve ainda a Martifer
A Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários (CPTP) está neste momento a construir as fundações da nova ponte móvel do Porto de Leixões, aquela que será uma das maiores pontes basculantes do mundo. A obra considerada por Jorge Oliveira, administrador da CPTP, como «emblemática», tem por objectivo aumentar a capacidade de navegabilidade do porto, possibilitando a entrada e saÃÂda de navios de grandes dimensões.
Inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões (PEDPL), a obra faz parte de um consórcio conduzido pela Mota-Engil, e foi orçada em 13 milhões de euros. A CPTP tem a cargo as demolições, a execução dos encontros para a nova ponte e demais fundações. O fabrico e montagem das estruturas metálicas ficarão nas mãos da Martifer. Jorge Oliveira avançou ao Construir que a ponte móvel é «um desafio que não se coloca todos os dias», uma vez que se trata de «uma obra com grande envolvimento técnico».
Com esta obra, a CPTP reforça a sua posição enquanto responsável pela construção de infra-estruturas estratégicas em Portugal. A Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários tem em mãos ainda outras obras de envergadura.
As infra-estruturas marÃÂtimas do complexo turÃÂstico da penÃÂnsula de Tróia arrancaram em Fevereiro último e perfazem um investimento de 8,65 milhões de euros.
O porto de recreio de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria nos Açores, é outra das obras em marcha pelo consórcio liderado pela CPTP, com um valor de 9 milhões de euros. Um recife artificial na ilha da Madeira está já também em curso, avaliado em 3,5 milhões de euros. No que diz respeito às construções já concluÃÂdas, o destaque vai para o Porto de Aveiro, onde as obras de modernização da zona passaram pela realização de seis empreitadas, que ascenderam a 55 milhões de euros. A construção da Marina de Cascais, a protecção costeira da Costa da Caparica e o cais para nau quinhentista em Vila do Conde são outras das obras realizadas recentemente pela CPTP.