Nova ponte sobre o Tejo concluida em 2007
A construção da nova travessia sobre o Tejo, que vai ligar o Carregado a Benavente, encontra-se em fase adiantada, tendo conclusão prevista para o primeiro semestre de 2007. A obra está a cargo da Brisa e representou um investimento de 200 milhões de euros. A nova infraestrutura vai estender-se por quase 12 quilómetros de ponte… Continue reading Nova ponte sobre o Tejo concluida em 2007
Maria João Morais
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A construção da nova travessia sobre o Tejo, que vai ligar o Carregado a Benavente, encontra-se em fase adiantada, tendo conclusão prevista para o primeiro semestre de 2007. A obra está a cargo da Brisa e representou um investimento de 200 milhões de euros.
A nova infraestrutura vai estender-se por quase 12 quilómetros de ponte e viadutos, e está integrada na A10 Auto-estrada Bucelas/Carregado/IC3. Esta travessia deverá fechar o anel de acessibilidade em redor da área metropolitana de Lisboa.
A nova ponte do Tejo pretende ainda absorver algum tráfego proveniente da zona oeste e contribuir, assim, para aliviar as pontes de Vila Franca e de Santarém e a própria auto-estrada A1.
A edificação da ponte constitui um grande desafio de engenharia, tendo sido necessária a colocação de 1260 estacas de grande diâmetro, com comprimento até 56 metros. Uma série de ensaios de carga estáticos e dinâmicos foi programada para aferir os pressupostos considerados no projecto e validar o método executivo.
O Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (ICIST) foi o responsável pela supervisão destes ensaios de carga. O Instituto acredita que o estudo constituiu um trabalho pioneiro na área de fundações em Portugal, principalmente no que respeita aos ensaios de carga dinâmicos. O estudo permitiu ainda um dimensionamento mais racional das fundações da obra e proporcionou outros dados importantes para os trabalhos de investigação que se pretendem desenvolver nesta área no Instituto Superior Técnico.