Projecto do museu de Paula Rego será entregue à autarquia em Outubro

Por a 29 de Agosto de 2006

museu paula rego

O projecto de Eduardo Souto Moura para o museu da pintora Paula Rego deverá ser entregue à Câmara Municipal de Cascais em Outubro.

De acordo com o jornal Público, após o contrato assinado a 17 de Agosto entre a pintora e a autarquia que previa a cedência à câmara de Cascais de 59 desenhos, 34 gravuras, oito litografias, 16 quadros de sua autoria e quatro do seu marido, Victor Willing, este será o próximo passo para o inicio da construção que tem prazo de conclusão previsto para 2009.

O terreno localizado na Quinta da Parada foi determinante na elaboração do projecto, sendo o ponto de partida para a elaboração dos volumes que compõem o edifício.

O novo museu que funcionará como um polo agregador de cultura, contempla 750 metros quadrados de salas de exposição, permanentes e temporárias, pontuadas por janelas que funcionam como «quadros na paisagem», estas, segundo declarações do arquitecto à mesma fonte, funcionam como um rectângulo à altura do rosto das pessoas, para que as mesmas «não esqueçam que há um mundo lá fora».

Para além das salas de exposição, haverá um auditório com capacidade para 200 lugares, um bar, uma livraria e diversos serviços de apoio como gabinetes de trabalho, oficinas, depósitos e áreas técnicas.

PUB