IST desenvolve sistema de autocarros à semelhança do metro de superfície
Um consórcio internacional no qual participa o Instituto Superior Técnico (IST) está a desenvolver um sistema de autocarros de elevado rendimento, que funciona de forma semelhante à do metro de superfície. A equipa do grupo de Transportes do CESUR – Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do IST integra uma equipa internacional que vai reunir… Continue reading IST desenvolve sistema de autocarros à semelhança do metro de superfície

Lusa
Alojamento Local: GuestReady regista recorde de reservas e ocupação de 90% no Verão
Prémios Construir 2023
Cascais, Sintra e Guimarães lideram nas transacções de moradias
Porto: Metro anuncia concurso internacional para quatro novas linhas
APR realiza “VII Conferência do Turismo Residencial e Resorts”
Município de Viana do Castelo vai investir 7,9M€ na Urbanização do Carvalhal
Titestreet Capital apresenta Hibiscus Gardens “totalmente renovado”
JPS Group lança projecto residencial com 1200 unidades
Apartool fecha ronda de financiamento com 5,5 M€
Projecto solar em Alcoutim conta com soluções Efacec
Um consórcio internacional no qual participa o Instituto Superior Técnico (IST) está a desenvolver um sistema de autocarros de elevado rendimento, que funciona de forma semelhante à do metro de superfície.
A equipa do grupo de Transportes do CESUR – Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do IST integra uma equipa internacional que vai reunir pela primeira vez, esta sexta feira, para “selecionar as principais tarefas e escolher as cidades onde se vai começar a trabalhar”, explicou o investigador e especialista em transportes.
Este sistema de autocarros de alto desempenho, conhecido como Bus Rapid Transit (BRT), tem “um rendimento próximo do dos metros de superfície”, e funciona de forma semelhante, com corredores exclusivos, mas sai muito mais barato, disse José Manuel Viegas, que lidera a equipa portuguesa.
De acordo com este responsável, já existem cem projetos BRT em todo o mundo, dos quais cerca de 40 na América Latina.
O consórcio é liderado pela Universidade Católica de Santiago do Chile, e integra ainda o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade de Sydney e o Embark, departamento do World Resources Institute, uma organização não governamental com sede em Washington.