Siemens desenvolve sistema inovador de automação de edifícios

Por a 13 de Julho de 2010

Os investigadores da Siemens desenvolveram um sistema de automação para instalações que regula a temperatura de acordo com as condições climatéricas do exterior e as previsões meteorológicas.

A nota de imprensa da multinacional alemã, esta tecnologia permite alcançar, desta forma, “poupanças de energia consideráveis”. Actualmente, o sistema encontra-se em testes no chalé Monte Rosa, recentemente inaugurado na Suíça, “começando já a tornar-se evidente que este sistema permitirá reduzir os custos de energia do chalé para um terço”.

O funcionamento dos sistemas de aquecimento e ventilação provocam uma “grande perda de energia”, especialmente “quando os edifícios são aquecidos em demasia e, portanto, arejados com maior frequência”. A fim de evitar esta situação, a divisão Building Technologies, da Siemens, desenvolveu um sistema de automação de instalações que assegura que “a temperatura é sempre sinónimo de conforto”.

O sistema em causa regula os controlos de temperatura de acordo com as condições climatéricas prevalecentes. A aproximação de uma frente fria leva o sistema a aumentar o calor, enquanto que, aquando de um aumento de temperatura no exterior, o calor é reduzido.

Os responsáveis da Siemens referem, no comunicado, que o sistema funciona “sem falhas” no chalé que, situado a uma altitude de 2883 metros, gera a sua própria electricidade e é abastecido com água proveniente da área circundante. O sistema de automação “garante que tudo isto é feito de forma muito eficiente”.

A electricidade é gerada por uma unidade de energia solar. Quando o fornecimento não é suficiente para a procura, o sistema liga uma unidade combinada de calor e energia que funciona com gás natural liquefeito. Por outro lado, esta tecnologia da Siemens tem capacidade para ligar ou desligar vários processos, como o aquecimento e tratamento de águas residuais, dependendo das condições meteorológicas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *