EDP Renováveis inicia segunda fase de parque eólico nas Astúrias

Por a 21 de Julho de 2010

A EDP Renováveis iniciou a construção da segunda fase do seu parque eólico em Cariondo, nas Astúrias. Segundo a informação da empresa liderada por Ana Maria Fernandes, a inovação reside no facto de as pás para as turbinas serem transportadas por meios aéreos, “o que reduz consideravelmente o impacto ambiental comparativamente ao transporte tradicional” por terra.

Cariondo é o primeiro parque eólico em Espanha e o segundo na Europa no qual foi utilizado este sistema no processo de montagem.

O transporte das pás está a ser feito em duas fases, tendo sido concluída a primeira em Junho, começando agora a segunda. Os restantes elementos que irão compor o parque, como torres e motores, serão transportados por meios terrestres.

As pás estão a ser transportadas a partir de Campa de Navia, situado a 23 quilómetros do parque eólico, pelo helicóptero Erickson S-64, concebido para o transporte de carga pesada e que, segundo a informação da EDP Renováveis, “com as condições meteorológicas adequadas, poderá transportar 18 pás por dia”.


As turbinas instaladas neste parque são do modelo G80 e são fornecidas pela Gamesa, empresa também responsável pela sua montagem. No total, serão 25 as turbinas neste parque que, quanto estiver operaciona, terá uma capacidade operacional de 50 megawatts.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *