Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados lança livro que caracteriza problemas dos peões nas cidades
“The Walker and The City”, no original (“O Peão e a Cidade”), pretende “descrever os problemas e dificuldades dos peões nas cidades”

Lusa
Fogos licenciados para construções novas cresce 28,3%
Lisboa aprova delimitação da Unidade de Execução Marvila-Beato
Politécnico de Leiria consigna empreitada para residência nas Caldas da Rainha
Empresas portuguesas marcam presença na BATIMATEC Expo 2025
BdP adquire nova sede por 191,99 M€
Conhecidos os candidatos aos European Responsible Housing Awards; Portugueses entre os finalistas
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Obra do Edifício da Escola Superior de Saúde em Setúbal entregue ao Grupo NOV
Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada
Asiática Midea conclui aquisição do Grupo Teka
A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) lançou um livro que caracteriza os problemas e as dificuldades dos peões nas cidades, que não pretende ser “militante”, mas um guia prático de medidas para consciencializar decisores.
“The Walker and The City”, no original (“O Peão e a Cidade”), pretende “descrever os problemas e dificuldades dos peões nas cidades”, mas “não é militante, apenas faz uma análise da ‘pedonalidade’”, explicou o presidente da ACA-M, Manuel João Ramos.
O “curto” espaço dado aos passeios, em contraposição ao espaço disponibilizado às vias para automóveis, os “erros de ordenamento do território”, que fazem com que grandes equipamentos não tenham soluções que possibilitem aos seus utentes abandonarem o transporte individual, e os “problemas de estacionamento que dificultam a vida do peão” são algumas das questões apresentadas no livro.
“Há a necessidade de reconhecer que os peões são fulcrais na vida urbana, que as autarquias têm estado a retirar os peões da cidade e que não é possível viver a cidade como peão”, disse o líder da ACA-M.
É nesse sentido que o livro “O Peão e a Cidade” se apresenta como um conjunto de “boas práticas” para “dar ideias aos decisores”.
“Não é por acaso que o livro é escrito em inglês: temos de reconhecer que os governantes e as autarquias não respondem à população, mas àquilo que é feito lá fora. Isto é uma maneira de se fazer pressão”, justificou Manuel João Ramos.
“O Peão e a Cidade” nasce de uma conferência que decorreu em Março de 2009 com vários investigadores na área dos movimentos pedonais, depois de o presidente da ACA-M, em conjunto com outro membro da associação, o investigador Mário Alves, ter recolhido e compilado os contributos desses vários estudiosos.