Secretário de Estado da Administração defende que autarquias “têm de gastar menos e melhor”

Por a 7 de Outubro de 2010

O secretário de estado da Administração Local, José Junqueiro, confirmou esta quinta-feira à Lusa que o Governo vai “reduzir as verbas transferidas para as autarquias”, no quadro das medidas de austeridade recentemente anunciadas.

Falando à margem da cerimónia do dia da cidade em Oliveira do Hospital, José Junqueiro explicou que os valores serão acordados durante a tarde de hoje entre secretários de Estado.

“Só após a reunião de hoje à tarde serão quantificados esses valores”, disse José Junqueiro, que não quis adiantar qual a verba em causa.

No entanto, para o secretário de Estado, “as autarquias têm de gastar menos e melhor e definir bem as suas prioridades”.

“As medidas restritivas tocam a todos”, disse José Junqueiro adiantando que “os municípios que ultrapassaram os limites de endividamento vão ser penalizados com a retenção de dez por cento das receitas”.

Num discurso marcadamente político, José Junqueiro disse que “pela primeira vez” Portugal tem “um primeiro ministro que não desiste, apesar das dificuldades que a crise originou”.

O governante aproveitou ainda a ocasião para anunciar que a decisão de concluir os Itinerários Complementares (IC) 6, 7 e 37 constitui “uma medida unânime no seio do governo”, pelo que “estes investimentos vão ser feitos”.

A construção destes IC´s é uma ambição há muito reivindicada pelos autarcas e populações da região, tendo já sido constituído um movimento que reúne personalidades de diferentes áreas políticas, no sentido de reivindicar a sua construção.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *