Novo PDM permitirá mais habitação na área agora ocupada pela Universidade Nova

Por a 2 de Novembro de 2010

O novo Plano Director Municipal (PDM) de Lisboa vai permitir construir mais habitação do que actualmente na área ocupada pela Universidade Nova na Avenida de Berna e que deverá ficar completamente livre até 2013.

De acordo com os mapas propostos para a classificação do espaço urbano no novo PDM, a área onde está instalada a Faculdade de Ciências Humanas deixa de ser de “Equipamentos e Serviços”, que tinha como limite para ‘outros serviços’ (possível habitação) uma ocupação de 20 por cento, para passar a ser qualificada no campo das ‘Áreas a Consolidar’ como “Espaços Centrais e Residenciais’.

De acordo com o mapa de classificação de espaço urbano a que a Lusa teve acesso, a área que a Universidade Nova libertará por completo até 2013 é considerada “com elevada acessibilidade por transporte público”, uma zona para a qual o novo PDM defende “um modelo compacto de ocupação do território e a localização de funções urbanas de maior centralidade”.

A saída da Avenida de Berna das instalações da Universidade Nova que ainda ali permanecem foi revelada à agência Lusa este fim de semana pelo reitor daquela instituição de ensino superior.

Numa entrevista à Lusa na véspera do 37º aniversário da Universidade Nova, António Rendas avançou ainda que este era um projecto antigo e que as negociações deverão ser fechadas no final do ano e a mudança concluída em 2013.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *