Siza ganha Medalha de Ouro da UIA

Por a 18 de Abril de 2011

A União Internacional de Arquitectos deliberou atribuir a Medalha de Ouro ao arquitecto Siza Vieira. A candidatura do arquitecto portuense aquele que é um dos mais prestigiados galardões, foi desta feita proposta pelo RIBA – Royal Institute of British Architects, anunciou o portal da Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul.

“(…) A sua Arquitectura não pode ser copiada, mas serve de exemplo aos jovens arquitectos. Nunca cedeu à facilidade ou à moda. Ele é o “Arquitecto” do último quartel do século XX e continua, neste século XXI, a encarnar a excelência e as maiores apostas da profissão.”, refere a nota de imprensa enviada pela UIA.

A Ordem dos Arquitectos já tinha apresentado a candidatura de Álvaro Siza em 2002 e 2005 mas só foi atribuída nesta edição de 2011.

Os Prémios e a Medalha de Ouro da UIA são atribuídos de três em três anos, por ocasião do Congresso da União Internacional dos Arquitectos. Criados em 1961, para recompensar os profissionais cujos méritos, os talentos ou as acções se revestem de um alcance internacional, os Prémios UIA são honoríficos.

A Medalha de Ouro foi instituída pelo Conselho da UIA em 1984, para consagrar um arquitecto que se tenha distinguido, através da sua obra e do seu exercício da profissão, pela qualidade das suas realizações e o seu empenho em favor das comunidades, da sociedade e da promoção da arte arquitectónica.

A Medalha de Ouro e os Prémios UIA na sua edição 2011 serão atribuídos oficialmente em cerimónia a ter lugar no 24.º Congresso Mundial dos Arquitectos em Tóquio, no Japão, a 27 de Setembro de 2011.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *