João Belo Rodeia foi eleito presidente da Fundação DOCOMOMO
Trata-se de um importante reconhecimento do papel da OA no contexto da Fundação e das organizações profissionais de arquitectos da Península Ibérica

Ana Rita Sevilha
Fogos licenciados para construções novas cresce 28,3%
Lisboa aprova delimitação da Unidade de Execução Marvila-Beato
Politécnico de Leiria consigna empreitada para residência nas Caldas da Rainha
Empresas portuguesas marcam presença na BATIMATEC Expo 2025
BdP adquire nova sede por 191,99 M€
Conhecidos os candidatos aos European Responsible Housing Awards; Portugueses entre os finalistas
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Obra do Edifício da Escola Superior de Saúde em Setúbal entregue ao Grupo NOV
Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada
Asiática Midea conclui aquisição do Grupo Teka
Os patronos da Fundação DOCOMOMO Ibérico (FDI) elegeram por unanimidade o Presidente da Ordem dos Arquitectos, João Belo Rodeia, como novo Presidente da Fundação. O Vice-Presidente será o actual Decano do Colégio dos Arquitectos da Galiza, Arqº Celestino Braña.
Segundo o portal da Ordem dos Arquitectos, “trata-se de um importante reconhecimento do papel da OA no contexto da Fundação e das organizações profissionais de arquitectos da Península Ibérica, tanto mais que a Ordem é a única instituição portuguesa entre os 20 patronos respectivos”.
Importa igualmente referir que, sublinha a mesma fonte, “desde que a Fundação foi criada, em 1993, é a primeira vez que um Presidente da OA assume tais funções e apenas a segunda vez em que será presidida por um português, após o mandato de Carlos Guimarães entre 2003 e 2006.
A Fundação DOCOMOMO Ibérico, com sede em Barcelona, coordena a prossecução dos objectivos da Organização Internacional DOCOMOMO (Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement) em Espanha e Portugal, procurando registar, divulgar e proteger o Património Arquitectónico peninsular do Movimento Moderno.
Desde então, explica a Ordem dos Arquitectos, “a Fundação tem implementado uma extensa actividade que inclui uma ampla base de dados de bens imóveis e de documentação do século XX, congressos e encontros científicos periódicos, assim como inúmeras acções editoriais e expositivas”.
A Fundação serve também de importante plataforma de encontro para muitas das organizações profissionais dos arquitectos peninsulares, sendo integrada pela OA, pelos Colégios Espanhóis de Arquitectos da Andaluzia, de Aragão, das Astúrias, das Baleares, das Canárias, da Cantábria, de Castela e Leão Este, da Catalunha, da Comunidade Valenciana, da Galiza, de Leão, de Madrid, de Múrcia, do País Basco e de Navarra, pelo CSCAE/ Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha e ainda pela Fundação Mies van der Rohe, pela Fundação Caixa de
Recorda-se, por fim, que também o DOCOMOMO Internacional é actualmente presidido pela portuguesa Ana Tostões.