Exposição Habitar Portugal 2006/08 no Mosteiro de Alcobaça
A exposição conta com projectos de arquitectos como Siza Vieira, Souto de Moura ou Carrilho da Graça

Ana Rita Sevilha
Fogos licenciados para construções novas cresce 28,3%
Lisboa aprova delimitação da Unidade de Execução Marvila-Beato
Politécnico de Leiria consigna empreitada para residência nas Caldas da Rainha
Empresas portuguesas marcam presença na BATIMATEC Expo 2025
BdP adquire nova sede por 191,99 M€
Conhecidos os candidatos aos European Responsible Housing Awards; Portugueses entre os finalistas
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Obra do Edifício da Escola Superior de Saúde em Setúbal entregue ao Grupo NOV
Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada
Asiática Midea conclui aquisição do Grupo Teka
A exposição itinerante Habitar Portugal 2006/2008 Selecção Mapei/OA vai estar presente, de 24 de Setembro a 30 de Outubro, na Galeria de Exposições Temporárias, no Mosteiro de Alcobaça.
De acordo com a Mapei, na continuação das edições anteriores, também esta terceira iniciativa da Ordem dos Arquitectos conta com o apoio da empresa. Como é descrito pelos próprios, “a selecção Habitar Portugal é um projecto da Ordem dos Arquitectos com o apoio da Mapei, patrocinador exclusivo desta iniciativa. Na terceira edição, mantém como grande objectivo promover e divulgar algumas das melhores obras de arquitectura portuguesa, construída dentro e fora do nosso Pais”.
Após um concurso em que foram apresentadas 384 candidaturas, “esta terceira iniciativa, selecção Mapei/Ordem dos Arquitectos, oferece uma perspectiva abrangente sobre 80 obras que mostram a diversidade da produção arquitectónica portuguesa e garante uma maior proximidade entre a arquitectura e o público, considerando que pode ser visitada por todos por se tratar de uma exposição itinerante”.
A exposição conta com projectos de arquitectos como Siza Vieira, Souto de Moura ou Carrilho da Graça, além de projectos de novos nomes da arquitectura nacional como Catarina e Rita Almada Negreiros, Pedro Rogado e os MOOV.
A Habitar Portugal 2006/08 tem como comissário geral Pedro Gadanho, Pedro Bandeira, Nuno Grande, Pedro Jordão, Luís Santiago Baptista, Ricardo Camacho e Pedro Machado Costa.
A Mapei sublinha ainda que “esta aposta na arquitectura faz parte da estratégia da empresa que com o compromisso ‘Green Innovation’ segue as tendências da arquitectura contemporânea, nomeadamente, o respeito pelo meio ambiente e a poupança energética dos edifícios”.