Siza Vieira e Souto de Moura juntos em projecto de requalificação de dois museus em Santo Tirso
O projecto compreende a reabilitação e remodelação do Museu Municipal Abade Pedrosa e a criação de um novo “edifício”

CONSTRUIR
Fogos licenciados para construções novas cresce 28,3%
Lisboa aprova delimitação da Unidade de Execução Marvila-Beato
Politécnico de Leiria consigna empreitada para residência nas Caldas da Rainha
Empresas portuguesas marcam presença na BATIMATEC Expo 2025
BdP adquire nova sede por 191,99 M€
Conhecidos os candidatos aos European Responsible Housing Awards; Portugueses entre os finalistas
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Obra do Edifício da Escola Superior de Saúde em Setúbal entregue ao Grupo NOV
Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada
Asiática Midea conclui aquisição do Grupo Teka
A Câmara de Santo Tirso assinou um contrato com os arquitectos Siza Vieira e Souto Moura para a execução do projecto de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa e do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, informou esta sexta-feira fonte municipal.
Em comunicado, o município sublinha que esta obra “deverá ser a primeira projectada em simultâneo e em co-autoria por dois arquitectos galardoados com o Prémio Pritzker, tornando-se assim numa referência obrigatória da arquitectura portuguesa e mundial”.
O projecto compreende a reabilitação e remodelação do Museu Municipal Abade Pedrosa e a criação de um novo “edifício”, que disponibilizará uma nova área de acolhimento e recepção partilhada com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea.
Segundo a autarquia, a elaboração do projecto já está em curso e desenvolve-se a partir do programa preliminar elaborado pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso, abrangendo o projecto geral de arquitectura e vários outros projectos técnicos; fundações e estruturas, instalações mecânicas, instalações eléctricas, instalações hidráulicas, segurança, gás, vegetação e acústico.
A partir deste novo espaço e de um serviço de atendimento único, são articuladas as valências e serviços de ambos os museus, potenciando a racionalização e partilha de espaços, serviços e recursos (materiais e humanos).
No que respeita ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, para além das funções de acolhimento e recepção dos visitantes, este edifício disponibilizará serviços e conteúdos específicos e relativos às peças e autores representados, como assegurará a dinâmica e vitalidade do museu, promovendo acções relacionadas com um serviço educativo, seminários e exposições temporárias relevantes para temática, como ainda acções promocionais junto de instituições congéneres e dos circuitos turísticos nacionais e internacionais.
“Com esta importante acção, a Câmara Municipal de Santo Tirso faz com que o reconhecido valor do espólio do Museu Municipal Abade Pedrosa (em processo de certificação de qualidade) se associe ao património artístico que compõe o Museu Internacional de Escultura ao Ar Livre de Santo Tirso e à reconhecida notoriedade destas duas figuras maiores da arquitectura portuguesa, Siza Vieira e Souto Moura, conjugando num grande gesto, a arte escultórica e a arquitetónica”, refere a autarquia.