Sonae Sierra reconhecida como empresa com fundos de investimento mais sustentáveis

Por a 2 de Novembro de 2011

A Sonae Sierra foi reconhecida pelo GRESB -Global Real Estate Sustainability Benchmark – como a empresa com os fundos de investimento imobiliário mais sustentáveis da Europa, e a terceira a nível mundial.

A Fundação GRESB é uma iniciativa lançada por alguns dos maiores investidores institucionais a nível mundial, líderes académicos e membros proeminentes do sector imobiliário. Todos os anos, o GRESB define um ranking de fundos de investimento imobiliário e de empresas do sector imobiliário que demonstram um maior compromisso com o Ambiente.

“Este ano, mais de 340 fundos de investimento imobiliário e empresas, com propriedades no valor de perto de 1 bilião de dólares, responderam ao apelo da Fundação GRESB para divulgar informação sobre a sua gestão e performance ambiental”, explica a Sonae Sierra em comunicado de imprensa.

O ranking, prossegue a mesma fonte, “enaltece a estratégia de gestão do portfólio da Sonae Sierra em termos de sustentabilidade, com uma visão que abrange medidas sociais e ambientais, a par da rentabilidade económica. É com este objectivo que a empresa promove iniciativas orientadas para a poupança de recursos que, por sua vez, resultam numa redução de custos para a empresa em termos de consumo de electricidade e água, por exemplo. Através desta abordagem, a Sonae Sierra procura encorajar outras organizações a adoptarem uma posição mais forte a favor do ambiente. É com este objectivo que a empresa procura obter resultados tangíveis que possam ser medidos e utilizados para demonstrar que a gestão da performance ambiental é uma actividade rentável para as empresas”.

Em termos de eficiência energética, por exemplo, a Sonae Sierra “reduziu o consumo de electricidade por m2 das áreas comuns do total do portfólio em 30% desde 2002. Isso representou uma poupança em 2010 de cerca de 105 milhões de kWh, ou cerca de 9 milhões de euros. Além disso, desde 2005, a empresa reduziu as suas emissões de gases com efeito de estufa em 60% (toneladas por m2 de ABL)”.

Pedro Caupers, Administrador Executivo responsável pela área de Investimentos e Gestão de Activos, considera que “o reconhecimento de que os nossos fundos são os mais sustentáveis da Europa comprova o nosso compromisso com a responsabilidade social, que nos permite ser líderes numa área que será cada vez mais importante para os investidores no sector imobiliário. Estamos confiantes de que seremos capazes de continuar a criar valor no nosso portfólio através desta abordagem. O sucesso da Sonae Sierra deve-se à implementação de uma estratégia ‘Plan-Do-Check’ que permite a implementação de um processo contínuo de revisão e melhorias do sistema. Todos os anos, a Sonae Sierra define um plano de Responsabilidade Corporativa integrado na sua estratégia global, com objectivos bem definidos, mensuráveis e quantificáveis, permitindo, assim, que todos os níveis da Empresa possam trabalhar para os alcançar.”

A Sonae Sierra foi a terceira classificada a nível mundial, atrás das empresas australianas Commonwealth Property Office Fund e Investa Office Portfolio, primeira e segunda classificadas, respectivamente. Apenas duas empresas europeias ficaram classificadas entre as dez primeiras, “um facto que confirma a posição de liderança da Sonae Sierra no continente em matéria de sustentabilidade”, sublinha.

 


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *