Terreiro do Paço terá mais cultura e comércio na Ala Nascente
No total, esta operação de reconversão representará um investimento de 10 milhões de euros (7 milhões de euros suportados pela ATL e os restantes 3 milhões pelos concessionários)

Ana Rita Sevilha
Americanos “impulsionam” procura no mercado de luxo em Portugal
Teixeira Duarte lança novo projecto residencial em Benfica
Projecto ‘Parceiros da APAL’ visa reforçar e capacitar a indústria
Príncipe Real recebe nova loja da Manteigaria
Hempel apresenta nova solução para protecção contra a corrosão
Risco de crédito no sector da construção aumenta face aos desafios
Mercado das obras públicas acelera em 2025
Novo campus da Hovione no Seixal entra na fase final de construção
Penha Living é o novo projecto da ADDSOLID em Lisboa
Velto e QEnergy estabelecem parceria para desenvolver projectos de energia renováveis
A Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Turismo de Lisboa vão desenvolver, na sequência do protocolo celebrado com o Governo de Portugal um projecto de reconversão da Ala Nascente do Terreiro do Paço.
Nesse sentido, a partir de Junho de 2012, Lisboa contará com novos espaços comerciais, lúdicos e culturais “que reflectem uma capital moderna e vanguardista, histórica e autêntica e que dinamizam a vivência da Praça do Comércio e zona oriental da Baixa Pombalina”, anunciou o Turismo de Lisboa.
De acordo com o comunicado de imprensa a que o Construir teve acesso, serão instalados nesta área o “Lisboa Story Centre” (um centro de interpretação dedicado à história de Lisboa), cinco estabelecimentos de restauração e bebidas (uma cervejaria, um restaurante, dois cafés e um bar), uma loja de flores, um food court com um espaço para animação e eventos e WC’s públicos.
O Torreão Nascente será reabilitado para desta forma passar a ser utilizado como “sala de visitas” do Terreiro do Paço e acolher eventos institucionais e privados.
Cronologicamente falando, os estabelecimentos de restauração e bebidas, o espaço para animação e eventos, o Torreão Nascente e os WC’s públicos têm inauguração prevista para Junho de 2012, contudo, o Lisboa Story Centre abrirá as suas portas em Outubro de 2012 – “este equipamento será uma atracção estruturante da oferta turística e cultural da cidade, contando de forma lúdica e interactiva, com respeito pelo rigor científico, os eventos mais marcantes da história de Lisboa em especial da Baixa e do Terreiro do Paço”.
De acordo com a mesma fonte, o grande salão situado no Torreão Nascente – onde funcionou, até 1994, a Bolsa de Lisboa – “será restaurado e objecto de uma intervenção minimalista, destinada a albergar as novas funções”.
Será, ainda, desenvolvido um projecto de ocupação do espaço público, com instalação de esplanadas equipadas, com um total de 1216 lugares, um espaço dedicado à animação de rua e uma banca de florista.
No total, esta operação de reconversão representará um investimento de 10 milhões de euros (7 milhões de euros suportados pela ATL e os restantes 3 milhões pelos concessionários) e está em linha com o estabelecido no Plano Estratégico para o Turismo de Lisboa 2011-2014 (TLx14), no que respeita ao renascer de um ponto de encontro numa Praça Capital: Terreiro do Paço.