Souto Moura inspira filme de Thom Andersen

Por a 6 de Janeiro de 2012

Thom Andersen é o primeiro de quatro cineastas a quem o Curtas Vila do Conde encomendou uma curta-metragem de celebração da 20ª edição do Festival. O realizador americano está, neste momento, em Portugal, visitando os locais de filmagem, e, de acordo com a organização das Curtas Vila do Conde, “já escolhido está, também, o tema: a arquitectura do português Eduardo Souto Moura, prémio Pritzker em 2011”.

Thom Andersen esteve no Festival na sua edição de 2011, onde apresentou a sua curta-metragem “Get Out of the Car”, vencendo também o prémio de Melhor Documentário.

“Este filme é uma sinfonia sobre Los Angeles e os seus locais emblemáticos, numa perspectiva quase arqueológica (o realizador visita locais cuja paisagem urbana foi radicalmente alterada nos últimos anos). É também sobre a sua cidade que se ocupa a sua obra-prima “Los Angeles Plays Itself”, um filme-ensaio sobre a forma como o cinema contaminou o olhar dos espectadores sobre Los Angeles”, explica a mesma fonte.


Incluída nesta sua visita está, de igual modo, uma masterclass que o realizador fará na Casa da Música, denominada “Space in film and architecture”, no dia 9 de Janeiro, integrada no ciclo de conferências em trânsito da Ordem dos Arquitectos.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *