Autarcas reúnem-se na 8ªUrbaVerde para debater soluções para as cidades

Por a 20 de Março de 2012

Pelo 3.º ano consecutivo, a UrbaVerde vai reunir autarcas de várias cidades num encontro dedicado ao debate das soluções para as cidades de hoje e de futuro.

O “3º Encontro de Autarcas – Cidades de Futuro: Comunidades Inteligentes e Conectadas”, conferência de carácter internacional integrada na 8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis, apresentará no dia 13 de Abril na Exponor, “as mais recentes e inovadoras abordagens às cidades inteligentes, focando-se nas soluções ao nível da gestão de energia nas cidades, redes de energia e progressos da eficiência no espaço urbano”, revelou a organização.

Centrado na estratégia europeia para 2020, que procura assegurar a saída da crise e preparar a economia da UE para a próxima década, “o 3º encontro de Autarcas é essencial para compreender e debater as exigências, as metas e as necessidades das cidades e dos seus habitantes, em Portugal e na Europa, bem como encontrar soluções e novos desafios para o futuro das cidades”.

A sessão de abertura será presidida por Pedro Afonso Paulo, Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território. “Soluções Inteligentes nas Cidades de Hoje” é o tema do 1.º painel moderado pelo Director do MIT Portugal, Paulo Ferrão, que conta com intervenção de Luís Correia, coordenador do Consórcio Europeu Net!Works European Technology Plataform, que falará sobre a aplicação dos TIC nos municípios e de Irene Compte, directora da empresa espanhola Urbiotica, que trará exemplos de projectos de utilização de informação em tempo real para espaços urbanos mais sustentáveis.

A conferência prossegue com a Gestão de Energia nas Cidades de Futuro, onde Mark Ossel, Vice-Presidente da Echelon / Glintt Energy Partner, terá uma comunicação sobre a interoperabilidade como chave para o futuro das cidades.

Depois do almoço o encontro conta com um painel dedicado aos Casos de Sucesso, onde será revelada a The World Smart Capital Initiative, um projecto que tem o objectivo de eleger a capital mais inteligente e que será apresentado por Herman Van Bolhuis, mentor do projecto. José Antunes director de projecto da Logica abordará a gestão inteligente das redes de energia em energia.

Para fechar a conferência, uma mesa redonda dedicada ao “Pacto de Autarcas: Um Futuro Inteligente para as Cidades” que será o espaço para a apresentação de algumas estratégias que influenciam o desenvolvimento urbano das cidades e que garantem um futuro mais inteligente. Destaque para a participação dos representantes dos municípios – Faro, Almada, Porto, Vila Nova de Gaia e Oeiras.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *