Preço das casas em Portugal regista primeiro crescimento desde Agosto de 2010

Por a 4 de Julho de 2013

O preço das casas em Portugal Continental cresceu pela primeira vez desde Agosto de 2010, revelam os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi) de Maio de 2013.

Segundo a mesma fonte, “neste mês, os preços da habitação valorizaram 0,4% face a Abril, uma tendência que já não era visível desde Agosto de 2010. Esta performance estendeu-se quer ao segmento de fogos novos quer de usados, que apresentaram taxas de variação mensal em maio de 0,3% e de 0,4%, respectivamente”.

Em termos homólogos (ou seja, a performance de Maio de 2013 face a Maio do ano anterior), o ICi continuou a apresentar quedas, embora menos acentuadas do que as verificadas nos restantes meses deste ano.

No que diz respeito aos fogos novos, “a taxa de variação homóloga em Maio situou-se em -3,1%, quando havia oscilado entre -4,1% e -4,6% nos 4 meses anteriores. Porém, para os fogos usados assistiu-se a uma quebra de 3,2% em Maio, 0,6 pontos percentuais mais acentuada do que a observada em Janeiro”.

Já na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), os preços das casas começaram a crescer em Abril de 2013, uma trajetória que se manteve em Maio, explica o ICi, sublinhando que nessa região, “a taxa de variação homóloga manteve-se em terreno negativo, registando uma variação de -3,8% face a Maio de 2012. Os fogos novos foram os que apresentaram a variação homóloga mais positiva (-1,2%), que contrastou com a taxa de -3,8% registada no segmento de habitação usada.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *