Sanita adaptada aos utilizadores seniores vence o Jump the Gap

Por a 10 de Outubro de 2013

 

Sanna Völker, aluna de Design de Produto do IED Barcelona Escola Superior de Disseny e Marta Cuquet, estudante de Design de Interiores da mesma instituição, foram as vencedoras da 5ª edição do concurso Jump the Gap com o projecto “Still You”.

“Still You”, o único projecto espanhol entre os finalistas, consiste “numa inovadora solução para o espaço de banho. Trata-se de uma sanita adaptada a pessoas de idade mais avançada, com um perfil moderno e actual, que sofrem de limitações físicas”, oferecendo uma solução para satisfazer as suas necessidades, que contempla um design ergonómico que dignifica e facilita a higiene dos utilizadores. Com uma altura de 60 cm, um design seguro que contempla um repousa-braços, esta sanita permite fazer um uso independente aos utilizadores com dificuldades físicas ou mobilidade reduzida”, explica a Roca.

Sanna Völker e Marta Cuquet explicam que o projecto se baseia na sociologia: “muitas vezes, quando pensamos no futuro, pensamos em coisas muito tecnológicas e, por isso, decidimos explorar um caminho mais conceptual e sociológico. É um produto que poderia ser fabricado facilmente hoje em dia, mas que tem uma perspectiva de futuro focada nas alterações da sociedade”.


De entre 3.444 participantes de 102 países, “Still You” foi eleito “pelo design inteligente, pelo seu conceito racional, funcional e realista. Assim, o júri reconheceu as vantagens de um produto destinado à terceira idade que representaria um desafio para a indústria, uma vez que se adapta às necessidades do envelhecimento da população, caracterizado por um design estético e apropriado”, comenta a Roca.

Kazuyo Sejima, presidente do júri deste edição, declarou que “iniciativas como Jump the Gap são essenciais para materializar e levar a cabo projectos que tragam mais conforto à nossa vida. Por vezes os arquitectos e designers insistem em projectos demasiado complexos e, por isso, dando esta oportunidade a jovens empreendedores e criativos, nascem conceitos inovadores que ajudam a criar produtos mais simples e acessíveis para a sociedade, especialmente para aquelas pessoas que apresentam dificuldades de mobilidade”.

De recordar que dois projectos portugueses integraram os 10 finalistas, sendo elea o “Ebath” de Raquel Pissarra e o “Runshower” de Susana Malhão.

O Jump the Gap é um concurso internacional de design organizado pela Roca com a colaboração do BCD (Barcelona Centre de Disseny) que trabalha na identificação de ideias conceptualmente inovadoras que construam uma ponte entre o hoje e o amanhã.

 

 


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *