Banema obtém certificação do Programa da Certificação Florestal

Por a 28 de Fevereiro de 2014

A Banema, empresa especialista no comércio de distribuição de painéis e outros produtos de madeira, obteve recentemente a certificação de Cadeia de Responsabilidade PEFC.

Esta certificação confirma que a Banema coloca no mercado madeira com origem em florestas de gestão sustentável e outras fontes controladas, garantindo a rastreabilidade da madeira desde a floresta, passando pela 1ª transformação até à indústria de mobiliário, carpintaria ou cliente final é monitorizado de acordo com os requisitos PEFC.

A Banema foi uma das primeiras empresas portuguesas a ser certificada APCER pela nova norma PEFC ST 2002:2013. Com esta norma (revisão da anterior), a implementação do sistema DDS passou a ser obrigatório para todas as entradas de material de base florestal abrangidas pela cadeia de responsabilidade. O sistema DDS visa assegurar a transparência do fluxo dos materiais através da disponibilização de informação sobre a origem e as espécies em qualquer ponto da CdR PEFC.


Acrescente-se que a Banema cumpre também o Regulamento da UE sobre comércio de madeira (EUTR), tendo feito o registo de operador no ICNF, conforme requisito da legislação nacional. O EUTR tem também exigência de obrigatoriedade da montagem de um sistema de diligência devida na organização para do controlo da legalidade e da mitigação do risco de importação de madeira de fora da União Europeia, bem como da rastreabilidade desses produtos.

Ana Francisco, da APCER, organismo acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC)e reconhecido em Portugal pelo CFFP – Conselho da Fileira Florestal Portuguesa, para a certificação florestal e da cadeia de responsabilidade em Portugal, visitou as instalações da Banema, em Astromil (Paredes), onde entregou pessoalmente o certificado PEFC a Joaquim Neves, administrador da Banema – Madeiras e Derivados.

A APCER pôde constatar, em auditoria, a abordagem completa e pró-activa da Banema para obter com as exigências da certificação. A Banema é uma organização que está fortemente empenhada em fornecer um produto que responda aos padrões e exigências ambientais e de sustentabilidade exigidos pela PEFC. Ficou evidente durante a auditoria que todos os procedimentos PEFC foram implementados e monitorizados, com a mais-valia de ter havido a integração no sistema de gestão de qualidade ISO 9001:2008, já implementado na organização há cerca de uma década.

O PEFC (Programme of Endorsement for Forest Certification Schemes) é o maior sistema mundial de certificação florestal. Trata-se de uma organização internacional, não-governamental e sem fins lucrativos, cujo objectivo é o reconhecimento de esquemas nacionais de certificação e a promoção da gestão florestal sustentável. A certificação de Cadeia de Responsabilidade PEFC representa a garantia do compromisso da organização no fornecimento de produtos certificados.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *