Prémio Estágios em Portugal e no Mundo lança 2ª edição
Até ao dia 15 de Outubro está a correr o período para envio das candidaturas ao Prémio que se propõe “registar e divulgar as experiências e apresentar a forma como são conduzidas as obras físicas em que os arquitectos trabalham
Ana Rita Sevilha
Venda de casas cresce 3,3% no Verão para 34500 fogos
Luz Saúde instala-se nas Torres de Lisboa a partir de Janeiro de 2025
Technal inaugura novo showroom com foco na “sustentabilidade” e na “inovação”
Homeing de regresso ao Pavilhão Carlos Lopes de 19 a 21 de Setembro
Matthias Rebellius, CEO da Siemens Smart Infrastructure: “Agora é o tempo de agir”
Traçado Regulador cria projecto para nova moradia em Santo Amaro de Oeiras
Águas de Santo André inicia em Outubro empreitada de 11 M€
CICCOPN e Peixoto & Peixoto celebram protocolo para qualificação de trabalhadores
Empreendimento turístico Herdade Monte da Ribeira entre os 10 maiores do Algarve
Casais lança segunda edição do Programa Geração C
O Conselho Regional de Admissão do Sul (CRAS) lança a 2ª edição do Prémio Estágios em Portugal e no Mundo (PEPEM), destinada a valorizar e a dar a conhecer as histórias dos estágios profissionais realizados pelos arquitectos desde Setembro de 2007 até hoje.
Nesse sentido, até ao dia 15 de Outubro está a correr o período para envio das candidaturas ao Prémio que se propõe “registar e divulgar as experiências e apresentar a forma como são conduzidas as obras físicas em que os arquitectos trabalham, assim como se pretende fomentar e abrir um espaço para a mostra das histórias e experiências únicas ocorridas em Portugal e no estrangeiro”, pode ler-se no portal do Prémio [www.premioestagiosoasrs.pt].
“Poucas vezes os arquitectos podem ter um período [estágio] tão rico de aprendizagem como este. Tanto nas boas como nas más experiências, o período de acesso à profissão marca quem o faz. É esse facto que se pretende divulgar e valorizar”.
Segundo a Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Sul, esta segunda edição do PEPEM reproduz na essência o modelo de concurso adoptado na edição inaugural do ano passado, mas expande as possibilidades que são dadas aos concorrentes para contarem a sua história. Desta feita, os novos arquitectos podem usar qualquer suporte como meio de expressão – seja ele vídeo, desenho/BD, fotografia, prosa, ou outro.
Para o efeito, a composição do júri do Prémio pretende, ir ao encontro de todas as possibilidades e narrativas, sendo composto por um arquitecto, Telmo Cruz, um cineasta, João Salaviza e um escritor, Gonçalo M. Tavares (a confirmar).
De acordo com a OASRS, pretende-se que os concorrentes valorizem sobretudo os aspectos relacionados com o enquadramento da profissão, mas interessa conhecer todo o tipo de estágios. Ou seja, como refere o regulamento, “queremos registar e distinguir a capacidade imaginativa dos concorrentes ao reflectir, relatar e expor as expectativas, as experiências vividas e suas repercussões. Como é que o estágio influenciou os primeiros passos e decisões, o futuro como arquitecto.”
Tal como no ano passado, também este ano serão distinguidas cinco candidaturas, com base em critérios de “excelência e clareza da proposta enquanto esforço criativo”, bem como o “espírito critico e capacidade de comunicação”. O prémio é de 500 euros.
A Ordem sublinha ainda que as propostas premiadas serão integradas numa exposição dos trabalhos a concurso ao PEPEM, a ter lugar na Galeria da OASRS, sendo os autores convidados a apresentar o seu trabalho em registo de conferência na Ordem dos Arquitectos.